28 de abril de 2024 14:47

Estranhos no ninho: O propósito das bolas nos fios de alta tensão

Você provavelmente já deve ter visto aquelas inusitadas esferas de cor alaranjada que ficam penduradas em alguns fios de alta tensão, certo? Existem muitas teorias e lendas urbanas sobre a real função delas, e alguns pais até chegam a falar para os filhos pequenos que se tratam de bolas de basquete perdidas por jogadores.

Entretanto, a sua utilidade é muito mais importante do que a maioria julga, e tais objetos desempenham um papel fundamental para a segurança da população. Ficou curioso para saber a finalidade desses itens? Então nós vamos te contar!

Afinal, para que essas bolas realmente servem?

Essas bolas são chamadas oficialmente de “esferas de sinalização diurna” e são colocadas nos fios de energia para evitar que aviões e helicópteros se choquem contra essas estruturas durante o percurso de voo.

Sim, é isso mesmo que você leu, aeronaves podem colidir contra fios de luz, e vários acidentes no Brasil e no mundo provam que essa probabilidade existe e o perigo é real. Portanto, não estranhe quando se deparar com tais estruturas principalmente em regiões onde o tráfego aéreo costuma ser mais intenso, como em áreas próximas de aeroportos.

Quanto à cor, normalmente vermelha ou alaranjada, se deve por conta de uma norma vinda da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que define que a coloração desses objetos seja bastante chamativa.

Além disso, o material de fabricação também precisa ser resistente a chuvas, ventos e até mesmo descargas elétricas, fazendo com que as bolas ajam como uma espécie de para-raios, protegendo os fios e locais próximos da incidência de danos oriundos deste tipo de fenômeno atmosférico.

Afinal, não é à toa que diversos lugares do mundo também utilizam uma tecnologia semelhante, incluindo países como os Estados Unidos, onde o fluxo de viagens aéreas costuma ser muito maior, a única coisa que muda em relação ao Brasil, são algumas regras pertinentes aos locais de colocação.

E já que estamos falando do assunto, um infeliz acidente decorrente da falta de sinalização aérea adequada foi a trágica queda de avião que vitimou a famosa cantora sertaneja Marília Mendonça, uma das figuras mais queridas do cenário musical popular brasileiro.

Mas foi devido a esse evento que o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei que leva o nome da artista e visa implementar regulações mais eficientes sobre a infraestrutura das redes elétricas em todo o território nacional.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade