3 de maio de 2024 20:12

Câmara conclui relatório sobre denúncias de violação de direitos humanos no Asilo Carlos Romeiro

No dia 22 de dezembro do ano passado, em meio as informações sobre o encerramento das atividades do Asilo Dr. Carlos Romeiro, em Conselheiro Lafaiete (MG), anunciada pela Sociedade São Vicente de Paulo, em meio às inumeras irregularidades, dívidas e falta de prestação de contas de convênio, chegou a Câmara Municipal, de forma anônima, uma denúncia sobre a situação precária dos assistidos e da estrutura física da instituição. Endereçada a Comissão de Direitos Humanos, a acusação cobrava uma posição da Casa acerca de investigação e responsabilização dos envolvidos.

Após mais de 7 meses, a Câmara, através da Comissão, emitiu seu relatório final. “Após recebimento e denúncia sobre possíveis irregularidades no Asilo Dr. Carlos Romeiro, em Conselheiro Lafaiete (MG), onde foram apontadas supostas práticas contra os direitos humanos dos idosos, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa das Crianças, Adolescentes e da Pessoa com Deficiência e Direito do Consumidor no ano de 2022, encaminhou Oficio (176/2022) para o Conselho Municipal do Idoso questionando sobre suas medidas tomadas em relação ao Asilo buscando a apuração dos fatos narrados na denúncia.
O Conselho Municipal do Idoso se manteve inerte até a presente data, não encaminhando qualquer resposta acerca do que foi solicitado por esta Comissão.
Por essa razão, o Vereador Angelino Claudio Pimenta Neto, membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos desta casa, no dia 03/07/2023, sem avisar previamente, visitou o Asilo Dr. Carlos Romeiro afim de fiscalizar “in loco” os problemas apontados na referida denúncia, que em tese, estaria atentando contra os direitos humanos dos idosos.
Ao realizar a visita, o Vereador por meio de conversas com funcionários do asilo, e cumprindo seu papel fiscalizador, verificou que hoje o asilo possui problemas estruturais, sendo um imóvel com muitas infiltrações e umidades nas paredes e tetos dos quartos, banheiros e cozinha.

Cumpre ressaltar que os demais pontos elencados na denúncia não froram identificados na fiscalização realizada, e quanto ao tratamento das pessoas que necessitam residir no asilo, constata-se que é feito de forma adequada, prezando todos os funcionários pela saúde, bem-estar e qualidade de vida dos idosos no Asilo Dr. Carlos Romeiro.


CONCLUSÃO
Conclui-se que o Asilo Dr. Carlos Romeiro, em que foram determinadas as apurações da presente denúncia, o local necessita de melhorias estruturais, conforme demonstrado, sendo certo que estas somente será possível através de recursos e emendas.
Quanto os demais pontos da denúncia, não foi possível comprovação na visitae fiscalização realizada “in loco”, mas que em razão do poder de cautela e com base no interesse público, a presente denúncia será remetida integralmente para o Ministério Público para que analise e tome as providências que achar necessárias”.

Novo momento

Um novo diretor assumiu há menos de 2 meses,a gestão do Asilo Carlos Romeiro e já promove mudanças visando resgatar a credibilidade da instituição e garantir qualidade e bem estar aos idosos. Através da mobilização o novo dirigente já implementa mudanças gerenciais e administrativa, o equilíbrio financeiro e busca parceiras para ampla reforma da sede.

Com seu ingresso a diretoria, o diretor já tratou logo nos primeiros dias de conhecer a realidade da instituição nas áreas administrativa e financeira para traçar um diagnóstico para um plano de trabalho visando resgatar a credibilidade junto a sociedade, parceiros, fornecedores, funcionários e na esfera pública. A mobilização popular e adesão de parceiros e voluntários a causa é hoje o principal foco do novo gestor.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade