27 de abril de 2024 04:35

Oásis sustentável: parceira promove o agronegócio e desperta ára uma nova vocação econômica

O Centro Universitário Una, Conselheiro Lafaiete, promoveu em parceria com a Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico o projeto de extensão “Foco na produtividade agrícola e no desenvolvimento regional”.
A iniciativa teve como objetivo principal incentivar a integração entre a academia e o setor agrícola, fortalecendo o desenvolvimento regional por meio da aplicação de conhecimentos técnicos e científicos nas propriedades rurais locais. Os estudantes puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ao mesmo tempo contribuir de forma direta para o desenvolvimento sustentável da região. “Conselheiro Lafaiete apresenta em sua maioria produtores atuantes na agricultura familiar que são carentes em assistência técnica e conhecimento básicos desde a produção até a colheita. As visitas realizadas pelos alunos foram muito importantes para os produtores e para a formação dos alunos pois, através dessas práticas eles puderam vivenciar a atuação de um engenheiro agrônomo”, conta a agrônoma e professora da Una, Ana Paula Ferreira.


O projeto foi promovido em dois semestres por alunos dos cursos de agronomia, engenharias, nutrição, administração e ciências contábeis, que tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os produtores rurais para realizar diagnósticos minuciosos das propriedades e propor melhorias para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos. “Os alunos também se dedicaram à elaboração de cartilhas informativas sobre aquapônia e plantas medicinais. Essas cartilhas visam disseminar informações importantes sobre essas práticas, promovendo o uso consciente dos recursos naturais e a diversificação das atividades agrícolas na região”, conta a professora.
Ao final dessa etapa, os resultados alcançados foram extremamente positivos. Os diagnósticos detalhados realizados pelos alunos proporcionaram aos produtores um melhor entendimento de suas propriedades e identificação de oportunidades de melhorias. As recomendações e propostas de aprimoramento contribuirão para o aumento da produtividade agrícola e para a qualidade dos produtos, promovendo o crescimento econômico e o desenvolvimento da região como um todo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade