27 de abril de 2024 18:19

Começa neste domingo (23) uma das maiores festas religiosas da Estrada Real

Começa neste domingo (23) uma das maiores festas religiosas de Minas Gerais. A Festa de Sant’Ana, em Belo Vale reune milhares de devotos e fieis e termina na quarta-feira (26) com missa do levantamento do mastro com a participação do Congado de Nossa Senhora do Rosário (Vargem de Sanana).

A história

No alto daquele morro, onde a vista contempla uma beleza imponente, está a “Casa da Vó”, a avó de Jesus Cristo e mãe de Maria Santíssima. Neste morro, onde Religiosidade, Fé, Arte e Cultura se misturam, é celebrada, com grande fervor há quase três séculos, a Festa de Santa Ana, marcada por suas grandes peregrinações.

A devoção a avó materna de Jesus, se revela nos atos de caminhar até o alto de Santana logo de madrugada, neste percurso de fé, reza-se o santo terço. Ainda cá de baixo, ao pé do morro, já avistamos a igrejinha, sinal de glória e que, como diz a música, “tem cheiro de cravos e rosas Olelê, flor de laranjeira.” Ao adentrar na histórica igrejinha, acende-se uma vela aos pés da “Sinhá Santana’’, reza-se uma missa e faz votos para obter o melhor das mãos divinas.

A Festa de Santana, tem gosto de fruta colhida no pé, nos remete aos tempos de infância. A festa de Santana é o dia da fé, mas também é o dia dos grandes encontros debaixo da frondosa árvore, das compras, das histórias e estórias de vida. Ir a Festa de Santana é realmente ser acalentado no colo de vó.

Valorizando este Patrimônio belo-valense, a Prefeitura de Belo Vale, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural, Artístico e Natural de Belo Vale, reconheceu a tradicional Festa de Sant’Ana como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Belo vale. Mais um grande passo na valorização do Rico e Imponente Patrimônio Cultural belo-valense.

Prefeitura de Belo Vale e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: Preservar Nossos Patrimônios Culturais, é Perpetuar a Nossa História.

  • Texto: José Felipe Neto

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade