27 de abril de 2024 15:53

Prédio histórico que sediou primeira Câmara de MG será reinaugurado

Pinturas antigas foram encontradas na restauração da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Mariana; também foram feitas obras de acessibilidade

Após quase três anos de obras de restauração, o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Marina, hoje Câmara Municipal de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, ficou pronto. Além das atividades do Legislativo, a construção, que data do século 18, ficará aberta para visitações turísticas após a inauguração, que está marcada para 2 de agosto.

De acordo com a Câmara Municipal de Mariana, ao longo do processo de restauração foram resgatados elementos que estavam embaixo de camadas de tinta nas paredes. O trabalho de prospecção revelou pinturas parientais datadas em épocas diferentes e que agora poderão ser vistas pelos visitantes.

A Câmara Municipal garante que os novos elementos podem despertar a curiosidade dos visitantes e ampliar o número de visitações ao prédio histórico, que, antes da restauração, chegou a registrar o fluxo de quase 2 mil turistas em um único mês.

Para facilitar o acesso de visitantes com mobilidade reduzida, uma janela localizada na parte de trás do edifício foi substituída por uma porta e, em frente a ela, foi construída uma rampa de acesso. Também foi instalado um elevador que permite o acesso ao pavimento superior, onde está localizado o plenário e a presidência da Casa Legislativa.

Durante a restauração foram reveladas pinturas nas paredes datadas em épocas diferentes(foto: Divulgação/ Câmara Municipal de Mariana)

As obras de restauro da Casa de Câmara foram licitadas pela Secretaria Municipal de Obras e são parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Cidades Históricas do governo federal. O projeto foi apresentado pelo município em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O valor inicial para a execução dos serviços foi estimado em R$ 2,5 milhões, e o prazo de entrega, em 18 meses. Após quase três anos, a obra foi concluída com um gasto de R$ 3.846.809.

FONTE ESTADO DE MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade