Uma grande festa marcou a inauguração do novo prédio da Escola Municipal Meridional, em Conselheiro Lafaiete, nesta terça-feira (25/07). Alunos, professores, funcionários e pais participaram da solenidade que aconteceu no ginásio poliesportivo da escola, e viram um sonho virar realidade. No próximo dia 1º de agosto, os estudantes já retornam do recesso escolar com aulas nas novas instalações no bairro do Morro da Mina.
“As nossas expectativas foram todas atendidas acima do esperado. Agora é tempo de trabalharmos juntos para que a Escola seja referência de ensino para toda a região, além da espetacular estrutura”, disse Patrícia de Freitas Mateus, da comissão de Pais de Alunos.
O novo prédio foi construído por meio de uma parceria entre a Vale e a prefeitura de Conselheiro Lafaiete, após a remoção preventiva dos alunos, feita em 2020, depois de uma reavaliação sobre a estabilidade de uma pilha de estéril de uma operação da Vale que acontecia próxima à escola, em 2020.
O diretor de Territórios da Vale, Luiz Henrique Medeiros, falou das dificuldades que todos passaram neste período em que as aulas ocorreram numa estrutura provisória, mas lembrou que a prioridade foi a segurança.
“Assumimos o compromisso de reparar a cidade pela evacuação preventiva da escola, priorizando a segurança das pessoas. Graças a uma pareceria muito bem-construída com a prefeitura, estamos aqui hoje, todos juntos, entregando com muita felicidade a nova Escola Meridional. Sabemos que é uma instituição centenária e esperamos que as novas instalações, mais amplas e modernas possam contribuir com o futuro dos alunos e, assim, com o futuro da cidade”.
Parceria
O prefeito Mário Marcus Leão Dutra também ressaltou como foi importante o trabalho conjunto entre a administração pública, a Vale e a comunidade escolar. “Desde o momento em que a Vale informou sobre o risco à antiga escola, a prefeitura precisou tomar uma decisão e iniciamos uma importante parceria que hoje propicia este resultado, a entrega de uma nova escola, moderna, ampla, acessível, confortável e segura para todos”.
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, que também participou da inauguração, ressaltou a parceria de todos e a busca pelo melhor caminho. “Ao invés de brigarem por uma decisão judicial, Vale e Prefeitura sentaram e construíram uma solução”.
Conforto e segurança
O diretor de Projetos da Vale, Rogério Galvão, explicou que o novo prédio busca atender, da melhor maneira, as necessidades dos alunos, professores e funcionários.
“Um dos grandes valores desse projeto foi a nossa escuta ativa. Todos os profissionais que trabalharam com a gente souberam captar e traduzir as demandas da população. A estrutura foi pensada de forma simples, mas com a utilização da mais alta tecnologia. Um exemplo são as paredes termoacústicas, que trazem redução do consumo de energia. Pensamos em cada detalhe e quero dividir a satisfação de fazer a entrega desse compromisso assumido”.
Estímulo
Elisa de Souza é mãe do aluno Leonardo, de cinco anos, e fez questão de participar da inauguração. “Está tudo espetacular. Tudo moderno. Já imagino que ele vai ficar mais estimulado a vir às aulas e realizar as atividades porque a estrutura ficou boa demais. Vou tentar agora uma vaga para minha filha menor também, comentou.
A mudança para o novo prédio permitiu a criação de vagas de berçário que antes não existiam, e o número total de alunos foi ampliado de 650 para 940.
Todas as salas são equipadas com TVs interativas, e o laboratório e a biblioteca também trazem recursos tecnológicos. O conforto dos alunos foi outra preocupação e todos os espaços receberam iluminação correta, são amplos e ventilados. As atividades lúdicas, esportivas e culturais também serão privilegiadas no novo prédio.