27 de abril de 2024 04:19

Peregrinação e pedal na Rota Caminhos Franciscanos marcam a Festa de Nossa Senhora dos Anjos

Religiosidade, gastronomia e belezas naturais fazem parte do roteiro de 42 km que liga Itambacuri a Teófilo Otoni, em Minas Gerais

A cidade mineira de Itambacuri, no Vale do Mucuri, localizada a 430 km de Belo Horizonte, deve receber cerca de 20 mil fiéis, romeiros, peregrinos e visitantes durante as celebrações da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da cidade, realizada entre os dias 23 de julho e 2 de agosto. E para impulsionar ainda mais o turismo religioso na cidade, o Sebrae Minas e entidades parceiras, promovem uma programação especial com várias atividades na Rota Caminhos Franciscanos.

“As atividades realizadas ao longo da rota estimulam o resgate religioso, oferecendo aos visitantes uma conexão significativa com a fé e a natureza. Ao mesmo tempo, fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico local, impulsionando a produção gastronômica, artesanal e cultural ao atrair mais turistas para a região”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O percurso de 42 km de estrada de terra que vai da Igreja de São Francisco de Assis, em Teófilo Otoni, à Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri, passando pelas comunidades rurais de Suíça 2, Capitólio, São José, Cachoeira de São Mateusinho e a Barragem de Poquim. De 29 a 30 de julho, turistas e devotos poderão participar de uma peregrinação em uma jornada que une fé, reflexão, belas cachoeiras, diversidade do artesanato local e histórias das comunidades rurais. A hospitalidade e a culinária típicas da região ficam por conta das famílias, empreendedores e religiosos que vivem ao longo da Rota Caminhos Franciscanos. As inscrições para a peregrinação podem ser feitas pelo telefone: (33) 99996-9042.

Os aventureiros também poderão participar no dia 30 de julho, de um pedal que vai ter início às 06h em Teófilo Otoni com um café da manhã na Igreja de São Francisco de Assis, almoço na comunidade São Mateus e chegada ao Santuário de Nossa Senhora dos Anjos em Itambacuri, onde serão recebidos pelos Frades Capuchinhos para a bênção. Mais informações sobre o passeio de bike podem ser obtidas pelo (33) 98812-4615.

Durante todo o período da festividade haverá ainda visitas guiadas ao Convento dos Capuchinhos e ao Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, recém reformado. Os visitantes também poderão conhecer a exposição histórica do Museu de Arte Sacra, além de contemplar a vista panorâmica da cidade. As visitas poderão ser agendadas no próprio convento ou no santuário. 

Sobre a rota

Diante do contexto histórico e religioso da região, a Rota Caminhos Franciscanos surgiu após um mapeamento técnico realizado pelo Sebrae Minas em parceria com entidades e lideranças locais, em 2019, para identificar um novo produto para estimular o turismo local. O trecho tem importância histórica para a região já que foi por onde passaram os missionários Capuchinhos e Clarissas Franciscanas no século XIX.

O projeto valoriza o potencial religioso, os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região, além da produção artesanal e do turismo de base comunitária. A partir do fortalecimento das ações coletivas da comunidade local em prol do desenvolvimento econômico e sustentável dos destinos turísticos, o Sebrae Minas promoveu diversas capacitações para os 20 empreendimentos credenciados e já inseridos no guia de turismo da rota, que contempla as zonas urbanas e rurais das cidades.

Vocação

Itambacuri é também conhecida como “Cidade Franciscana”, pela permanência dos frades capuchinhos no local desde o século XIX. Durante a Festa de Nossa Senhora dos Anjos é realizada a tradicional novena, além de missas diárias, adorações e apresentações musicais. No dia 2 de agosto, último dia do festejo, uma multidão de devotos participa de uma procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Anjos. No mesmo dia, os fiéis recebem a indulgência “Perdão de Assis”, bênção dada apenas nas cidades de Assis, na Itália, e em Itambacuri. A cerimônia marca o final da festividade.

Programação Rota Caminhos Franciscanos

Peregrinação

29 de julho

·        Concentração e benção aos peregrinos na Paróquia São Francisco de Assis

·        Lanche e vivência com as Marias Artesãs – Comunidade Suíça II

·        Almoço na Comunidade São José

·        Passagem pela Cachoeirinha

·        Jantar e pernoite na Comunidade Brejaúba

30 de julho

·         Café da manhã

·        Parada para oração e descanso na Igreja Santo Antônio – Comunidade Capitólio

·        Almoço no Sítio São Mateus – Comunidade São Mateus

·         Visita a Cachoeira Véu de Noiva – Comunidade São Mateus

·        Chegada ao Santuário de Nossa Senhora dos Anjos

·        Café Franciscano pela Pastoral do Turismo de Itambacuri.

·        Missa especial de bênção aos peregrinos.

Inscrições: (33) 99996-9042

Pedal

  • 30 de julho
  • ·        Café da manhã na Igreja de São Francisco de Assis em Teófilo Otoni
  • ·        Almoço na comunidade São Mateus
  • ·        Chegada ao Santuário de Nossa Senhora dos Anjos
  • ·        Missa especial de bênção aos ciclistas
  • Inscrição: (33) 98812-4615

Visita guiada ao Convento dos Frades Capuchinhos e Santuário de Nossa Senhora dos Anjos

  • De 29 de julho a 2 de agosto
  • Inscrições presenciais: no convento e no santuário.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade