13 de julho de 2024 16:55

Moda masculina: como incorporar o estilo vintage ao look

Uma tendência passada pertencente a moda contemporânea 

O estilo vintage para homens traz as referências dos trajes usados nas décadas de 1920 a 1970. Uma representação quase fidedigna do século passado esteve presente na aclamada série Peaky Blinders, que conquistou grande parte do público masculino. Pode-se dizer que esse figurino foi a porta de entrada, que trouxe de volta a tendência desse período com um toque de modernidade.

Assim, se você é daqueles que apreciam roupas que retratam os costumes antigos e deseja montar uma coleção de looks vintages, a dica é aproveitar os cupons que oferecem desconto em moda para adquirir peças que te deixarão mais elegante e sofisticado. Convenhamos, não tem como negar o requinte da época. Por isso, veja, a seguir, quais vestimentas não podem faltar no seu armário. Boa leitura!

Moda vintage masculina: uma tendência em alta

Em alta novamente, esse estilo é composto por peças e acessórios que tem ganhado espaço cada vez mais no universo da moda masculina. A popularização do look vintage é devido à elegância que os trajes proporcionam.

Logo, eles podem ser utilizados em qualquer ocasião, sem perder a leveza e a sofisticação clássica. Dessa forma, para aderir à moda vintage são necessários investir em peças que remetem ao clássico, mas que sejam atemporais como:

  • ●     ternos;
  • ●     blazers;
  • ●     camisas de colarinhos;
  • ●     calças sociais;
  • ●     coletes;
  • ●     gravatas borboletas;
  • ●     chapéus;
  • ●     suspensórios;
  • ●     sapatos dos modelos Oxford e Brogue;
  • ●     lenços de bolso;
  • ●     relógios;
  • ●     óculos de sol.

Mas para não cometer um exagero, o ideal é manter o equilíbrio, evite usar muitas peças vintages juntas, também tenha cuidado com o uso de estampas, combine-as com outros trajes neutros para manter a harmonia no visual.

Moda vintage: aderindo ao look

Para representar essa atmosfera do passado e se manter fiel à época, algumas peças e acessórios são necessários para a composição do look.

Suspensórios

Os suspensórios são acessórios fundamentais, capazes de quebrar toda formalidade do traje quando usado com bermudas, camisetas, mas também podem transmitir elegância nas ocasiões formais. Para um visual mais descolado e sofisticado, combine jeans e camisas com acessórios mais finos. Já para situações mais refinadas, prefira o básico de cor preta, com espessura mais grossa.

Flower power

O uso das estampas florais iniciou na década de 1960. No entanto, ganhou fama nos anos 1970, graças ao movimento hippie. Muito usadas durante o verão, elas são como um uniforme, anunciando a época de calor. Geralmente, as estampas com flores grandes são as que deixam um toque mais vintage ao look. Por isso, combine-as com calças ou bermudas neutras para manter o look harmonioso.

Jardineira

As jardineiras nos remetem aos grandes clássicos hollywoodianos, prova de que essa peça nunca sai de moda, na qual teve muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990. A tradicional jardineira jeans seja na versão comprida, bermuda, larga ou ajustada, representa o estilo vintage da época. Atualmente, com uma roupagem diferente, as jardineiras coloridas criam um visual mais ousado.

Colete

Esse, com certeza, é uma das peças que deve conter no seu guarda-roupa vintage. Passado de século em século, essa peça compõe produções extremamente elegantes desde os tempos remotos. Não tem outra peça que transmita tanta formalidade no traje quanto os coletes, quando o assunto são ocasiões especiais, é uma peça obrigatória. No entanto, nos dias atuais, o colete perdeu a característica formal, estando presente em looks simples com calças jeans e tênis, o que modernizou o uso deles.

Gravata borboleta

Dentro da linha cronológica histórica, a gravata borboleta surgiu no século III a.C, recebendo, na França, o nome de gravata. Foi a partir desse período, sob o comando do monarca Luís XIV, que esse acessório evoluiu até os modelos que conhecemos hoje. Muito utilizada para criar looks formais, a gravata borboleta, atualmente, quebra a formalidade do traje, quando usada com jeans, camisa e tênis.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade