27 de abril de 2024 14:09

Minas Gerais confirma sexta morte por febre maculosa; um casal morreu na região

Minas Gerais registrou a sexta morte por febre maculosa. A vítima, de 77 anos, era morador de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado. O novo caso foi confirmado nesta segunda-feira (7/8) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O idoso morreu no dia 25 de julho. “Depois de uma intensa investigação feita pela equipe da Semusa, foi concluído com o resultado do exame de biologia molecular detectável, que informa que a doença foi a causa da morte”, informou em nota o órgão. Os sintomas do paciente começaram no dia 23 de julho. A coleta de exame para febre maculosa ocorreu no dia 25, mesma data da morte.

Dados em Minas

Embora tenha a confirmação da Secretaria de Saúde do município, os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) ainda não foram atualizados. De janeiro até o momento, 18 casos de febre maculosa foram registrados em Minas, segundo a SES/MG. Deles, cinco evoluíram para morte.

Os óbitos confirmados pelo estado são de dois homens, de 28 e 54 anos, moradores de Manhuaçu, na Zona da Mata; de outras duas pessoas de Conselheiro Lafaiete, região Central, sendo uma do sexo feminino e uma do sexo masculino, de 25 e 23 anos, e de um homem de 55 anos de Ipaba, no Vale do Rio Doce. De 2018 a 2022, foram registrados 190 casos e 62 mortes pela doença em Minas Gerais.

Lafaiete (MG)

Em 12/06/2023, a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete foi notificada da ocorrência de uma internação no Hospital e Maternidade São José com sintomas suspeitos de febre maculosa e do encaminhamento de uma paciente para atendimento na FOB, em Ouro Branco, onde evolui a óbito.
Em 13/06/2023 o paciente que estava internado agravou o quadro não resistindo e faleceu. O casal, Marcos Gabriel Lopes, de 23 anos, Adriana Fernandes, de 25 anos, moravam no Bairro Amarco Ribeiro em Conselheiro Lafaiete (MG).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade