Representando Conselheiro Lafaiete (MG), a ativista das causas da inclusão surdos e surdocegos, Luna Dias, está entre os 12 finalistas do “Concurso Intérprete de Libras Musical – Retrospectiva 2023”, em sua segunda edição, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Foram enviados vídeos de tradução musical do par linguístico/libras de oito estados do Brasil para serem analisados pela comissão técnica do concurso formada por Eduardo Rodrigo (intérprete de libras), Mikael Souza (surdo) e Bruna Pimenta (dançarina).
Luana Dias, tradutora intérprete de libras, moradora de Conselheiro Lafaiete e servidora do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto está entre os 18 participantes selecionados pelos jurados para irem para a segunda fase do concurso.
A classificação aconteceu pela contagem de “likes” nos vídeos apenas no YouTube e Luana ficou entre os autores dos 12 vídeos mais curtidos e agora entra na fase final e presencial do concurso que ocorrerá na Associação dos Surdos de Minas Gerais, localizada na capital mineira, à Rua Ipiranga,137- Bairro Floresta.
“Com muita alegria, gostaria de agradecer a todos que me apoiaram votando e divulgando meu trabalho. Passei para fase presencial do Concurso Intérprete de Libras Musical e sou a única candidata representando o município de Conselheiro Lafaiete.
Agora mais que nunca precisarei de vocês, para juntos representarmos bem o nosso município. Dia 2 de Setembro ocorrerá a fase presencial em Belo Horizonte. Até lá estou preparando duas músicas para essa fase e o apoio de vocês é muito importante. Na fase presencial, além dos jurados, o voto do público presente e dos que acompanham o concurso pela live serão contabilizados após cada apresentação.
Cheguei até aqui por causa de cada um de vocês e conto com isso para seguir a diante”, relatou Luana a nossa reportagem.