28 de abril de 2024 09:50

7 faculdades que as pessoas menos se arrependem de ter feito

As 7 faculdades que as pessoas menos se arrependem de ter feito oferecem boas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, espaço para crescimento profissional nas carreiras e remunerações vantajosas.

Encontrar o curso de Ensino Superior que se adeque ao seu perfil e ainda ofereça boas condições no mercado de trabalho é um desafio comum entre grande parte dos estudantes. Neste contexto, as 7 faculdades que as pessoas menos se arrependem de ter feito se destacam por permitir que os profissionais se insiram no mercado de trabalho e recebam boas remunerações com facilidade.

Sendo assim, são opções vantajosas para quem ainda está indeciso sobre o que cursar, principalmente por contemplarem quem é da área de Ciências Humanas, Ciências Exatas ou Ciências da Natureza. Ademais, são formações que possuem diferentes possibilidades de atuação, incluindo carreiras na docência e na pesquisa. Saiba mais informações a seguir e encontre o melhor curso para você:

7 faculdades que as pessoas menos se arrependem de ter feito

1) Ciência da Computação

Ao longo da faculdade, os profissionais são habilitados a desenvolver programas, plataformas e sistemas tecnológicos, atuando desde a fase de pesquisa do mercado e planejamento até a implementação, manutenção e atuação. Diferente das áreas correlatas, como Engenharia da Computação e Engenharia de Software, é um curso de abrangência mais ampla, pois cobre diversos aspectos do ramo de tecnologia.

Dessa forma, quem conclui o curso de Ciência da Computação pode atuar em diferentes áreas, seja como Desenvolvedor, Programador, Gerente de Projetos, Analista de Sistemas ou outras funções no setor de Tecnologia da Informação. Atualmente, é uma das áreas em maior crescimento por conta das inovações tecnológicas que estão surgindo.

2) Criminologia

Fora das opções tradicionais, o curso de Criminologia é um dos que apresenta o maior número de profissionais satisfeitos. Nessa formação, o profissional aprende a trabalhar no departamento jurídico ou nos Recursos Humanos, atua com Segurança Pública, consultoria e participa em investigações criminais. Sobretudo, o objetivo dessa área é compreender as causas e os agentes dos casos criminosos.

Por isso, o profissional pode atuar como Cientista Forense, Detetive, Consultor para instituições de segurança pública, Psicólogo e Advogado, desde que tenha as formações complementares necessárias para esses cargos.

3) Engenharia

Os cursos de Engenharia apresentam os menores índices de profissionais arrependidos, em especial pelo número de especialidades e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Entre a Engenharia Civil, Engenharia de Produtos, Engenharia Mecânica e as outras modalidades, o que há em comum é a participação em projetos e o desenvolvimento de planos com diferentes finalidades.

Ao longo da faculdade, os profissionais aprendem sobre a área específica que irão atuar, mas também estudam aspectos relacionados à Legislação, Administração e Empreendedorismo. No geral, esses conhecimentos são fundamentais para que o engenheiro entenda a situação do mercado e o que acontece para além das próprias funções.

4) Enfermagem

A faculdade de Enfermagem está na lista das 7 faculdades que as pessoas menos se arrependem de ter feito por conta da satisfação que os profissionais sentem em atuar a favor da população. Nessa carreira, os enfermeiros são treinados para prevenir, proteger e reestabelecer a saúde das pessoas, cuidando ainda dos aspectos de conscientização e educação na área da saúde.

5) Administração

O curso de Administração forma profissionais que são capazes de atuar no gerenciamento de instituições e equipes, seja como parte dos Recursos Humanos ou no setor Financeiro. Dessa maneira, podem atuar em organizações do setor público ou privado, como empresas, instituições de ensino, centros de pesquisa, indústrias e muito mais.

6) Ciências Econômicas

Os cursos da área de Finanças também apresentam um baixo índice de arrependimento entre os estudantes, pois se trata de um setor com grande estabilidade e em constante crescimento. No caso de Ciências Econômicas, os profissionais aprendem a trabalhar de maneira estratégica a favor das instituições, prevendo possíveis crises e propondo soluções inovadoras.

7) Psicologia

Por fim, o último curso na lista de 7 faculdades que as pessoas menos se arrependem de ter feito é Psicologia. Semelhante ao que acontece com enfermeiros, os psicólogos encontram satisfação na possibilidade de cuidar da saúde mental de outras pessoas. Além disso, atuam na prevenção, educação e conscientização a respeito dos transtornos psicológicos e emocionais.

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade