E chegamos novamente a uma das épocas mais bonitas de Congonhas. Em agosto, a florada dos ipês-amarelos deixa um colorido em vários cantos do Município. Um charme na cidade dos Profetas.
Visitantes e moradores aproveitam para contemplar esta época do ano na qual as árvores perdem as folhas dando lugar às belíssimas flores. A floração do ipê-amarelo dura, em média, 15 dias. A espécie floresce no inverno e quanto mais frio e seco for a estação, maior a intensidade da florada e mais suntuosa a paisagem.
Neste contexto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural – Semad, promove a III Exposição de Artes Ipês Amarelos de Congonhas e convida toda a população para inscrever seus trabalhos relacionados ao tema.
Artesanatos, pinturas, poemas, fotografias, bordados, músicas e quaisquer outras formas de artes que enalteçam a beleza das floradas dos ipês da nossa cidade podem ser inscritas neste projeto.
Os artistas interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/ASSFzrDfGvTmam1V6 e seus trabalhos entregues na Semad, localizada no prédio da Prefeitura na Av. JK, 230, de 08h às 17h, nos dias 24 e 25 de agosto. A exposição será realizada na Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade.
A realização da exposição se faz por meio da Lei Ipês de Congonhas (3.938/20) que tem a finalidade de realizar ações de conscientização para a preservação dos ipês e ressaltar a importância deles como Patrimônio Histórico e Ambiental da cidade.
Por Lílian Gonçalves
Arte: Semad
Foto: Hugo Cordeiro