25 de julho de 2024 06:10

Pesquisa indica o quanto você precisa caminhar por dia para viver mais

Estudo revela quantos passos é necessário caminhar por dia para favorecer a saúde do corpo e viver mais; entenda a descoberta

No mundo moderno em que vivemos, muitos questionam qual é a quantidade mínima de exercício necessária para manter a saúde do corpo. Muitas destas perguntas envolvem o simples ato de caminhar: quantos passos por dia, qual a distância e por quanto tempo devemos andar?

Recentemente, um estudo realizado por pesquisadores liderados pelo professor de cardiologia Maciej Banach, da Universidade de Medicina de Lodz, na Polônia, trouxe respostas interessantes para essas questões.

O estudo, que envolveu uma revisão de dados de 17 estudos prévios incluindo 226.889 pessoas, foi encaminhado por uma média de sete anos com o objetivo de avaliar os impactos na saúde da caminhada diária.

A pesquisa, publicada no European Journal of Preventive Cardiology, traz resultados significativos que comprovam os benefícios da caminhada no dia a dia.

Quantos passos é necessário por dia para melhorar a saúde?

Para começar, o estudo revela que caminhar pelo menos 3.967 passos por dia já pode reduzir o risco de morte por qualquer causa. Além disso, dar 2.337 passos diariamente reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares.

Com o resultado, os cientistas concluíram que mil passadas por dia reduz em 15% o risco de morte por qualquer causa. Enquanto isso, 500 pernadas diárias foi relacionada a uma redução de 7% nas mortes por doenças cardiovasculares.

“Nosso estudo mostra que quanto mais você anda, melhor. Isso se aplica a homens e mulheres, independentemente da idade e de viver em uma região temperada, subtropical ou subpolar do mundo”, afirma Banach, em entrevista ao The Guardian.

Jovens que deram entre 7 mil e 13 mil passos por dia apresentaram melhores resultados, de acordo com a pesquisa. Já adultos acima dos 60 anos, por outro lado, tiveram melhor resultado entre 6 mil e 10 mil pernadas diárias.

Em seu extremo, o estudo constatou que andar até 20 mil passos por dia, ou cerca de 16 km, pode trazer ainda mais benefícios à saúde.

Embora a pesquisa tenha oferecido uma visão rica sobre a relação entre caminhada e saúde, Banach ressaltou que ainda são necessárias mais pesquisas.

“Ainda precisamos de bons estudos para investigar se os benefícios também se aplicam a outros tipos de esforço intenso, como a corrida de maratona, e em diferentes populações de várias idades e com problemas de saúde associados”, salienta o professor Banach.

FONTE CATRACA LIVRE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade