28 de abril de 2024 00:40

A lei chegou! operação da PM de combate ao som alto e perturbação do sossego na avenida prende dois infratores

Na madrugada deste sábado (190, a Polícia Militar de Minas Gerais desencadeou uma operação conjunta com os moradores das imediações da Avenida Prefeito Telésforo Candido de Resende em Conselheiro Lafaiete (MG). Batizada de “Operação Morfeu”, essa ação teve como objetivo principal coibir a perturbação do sossego público causada pelos sons automotivos com volume excessivo que vinham incomodando a tranquilidade da região.

Em consonância com o Artigo 42 do Decreto Lei nº 3.688, datado de 03 de Outubro de 1941, que versa sobre a contravenção penal relacionada à perturbação do sossego alheio, a operação Morfeu foi meticulosamente planejada para atender aos apelos da comunidade local que vinha sofrendo com os abusos sonoros provenientes de veículos equipados com aparelhagens de som de alta potência.

A participação dos moradores da região foi crucial para o sucesso da operação. Através de denúncias e colaboração ativa, a polícia pôde mapear os pontos críticos onde os sons automotivos estavam causando maior impacto negativo na qualidade de vida da população. Com a parceria da comunidade, a ação ganhou força e legitimidade, reforçando a importância da cooperação mútua entre as autoridades e os cidadãos.Durante a execução da Operação Morfeu, foram realizadas abordagens em locais estratégicos, visando identificar os veículos infratores e responsáveis pela perturbação sonora. Como resultado direto da ação, dois indivíduos foram detidos em flagrante por desrespeitar o Artigo 42 do Decreto Lei nº 3.688, que configura como contravenção penal perturbar o trabalho ou o sossego alheios abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos.

Além disso, duas aparelhagens de som automotivo, que eram utilizadas pelos autores em seu veículos, foram apreendidas.As autuações pertinentes foram lavradas de acordo com as normas legais, reforçando o compromisso das autoridades em coibir práticas que afetem o bem-estar e a tranquilidade dos cidadãos. A Operação Morfeu se tornou um exemplo de como a colaboração entre a polícia e a comunidade pode trazer resultados concretos na busca por uma convivência pacífica e harmoniosa.Ao final da operação, a sensação de alívio era visível entre os moradores da Avenida Prefeito Telésforo Candido de Resende, que finalmente puderam desfrutar de um ambiente mais tranquilo e sossegado.

A ação demonstrou que, quando a sociedade se une em prol de um objetivo comum, é possível alcançar mudanças positivas e significativas em nosso entorno.A Operação Morfeu não apenas trouxe resultados imediatos, mas também ressaltou a importância do diálogo entre as partes interessadas e a aplicação consciente da lei para a construção de um ambiente urbano mais harmonioso e amigável. A Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com os moradores, reafirmou seu compromisso em preservar a qualidade de vida da comunidade e garantir o respeito aos direitos de todos.

  • Participe-povo
  • foto capa meramente ilustrativa

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade