28 de abril de 2024 14:57

Sacar dinheiro nunca mais será o mesmo: a mudança que você precisa saber

As velhas formas de pagamento estão ficando cada vez obsoletas, e uma novidade incrível promete aposentar de vez os caixas eletrônicos.

A tecnologia está evoluindo cada vez mais rápido e, com isso, diversas práticas na nossa sociedade estão sendo substituídas por outras mais modernas. Um bom exemplo disso recai sobre os pagamentos de contas e faturas.

Antigamente, era comum usarmos moedas e cédulas para efetuar tais operações. No entanto, agora é mais comum que as pessoas prefiram alternativas como o Pix e até mesmo ativos digitais. Diversos especialistas atestam os benefícios que essas mudanças estão trazendo, e ao que parece elas não vão parar tão cedo.

Logo, os bons e velhos caixas eletrônicos em breve serão substituídos, ao menos é o que afirmam os experts nesta área. Essas transformações não ocorrem apenas por simples conveniência, uma vez que os métodos antigos são por vezes mais caros, inseguros e acabam sendo mais custosos para os bancos e demais instituições.

Além disso, algumas organizações financeiras acabam criando suas próprias regras, podendo, por exemplo, exigir que o correntista gaste uma certa quantia antes de poder fazer a retirada de valores físicos em suas máquinas. Assim, para fugir de práticas absurdas como essa, a ideia é limitar cada vez mais a utilização de “dinheiro vivo”.

Conheça o saque por NFC

A nova tecnologia que deverá estar substituindo os caixas eletrônicos se chama NFC, ou Comunicação por Campo de Proximidade. Essa incrível inovação possibilita que dados sejam compartilhados por dispositivos eletrônicos que estejam próximos entre si.

A novidade está chegando a diversos países ao redor do mundo e em breve deve aportar em terras brasileiras. Dessa forma, o correntista nacional poderá ter uma opção mais fácil e segura para realizar suas operações. Mas, afinal, como isso vai funcionar na prática?

Bem, imagine que você está frente a frente com uma máquina de caixa que seja equipada com o sistema NFC. Em vez de estar inserindo o cartão para fazer um saque de valores, bastará apenas aproximar o seu celular (ou até mesmo o cartão) na interface de leitura de dados. A seguir, acontecerá o seguinte processo:

  • seu smartphone ou cartão serão autenticados pela plataforma;
  • você selecionará o valor que deseja levar;
  • será pedida uma confirmação da operação;
  • o saque será finalizado.

Lembrando que toda a operação é protegida por criptografia de ponta, sendo, portanto, muito mais segura. Afinal, mesmo que a comunicação seja interceptada por hackers, sem a chave para descriptografar os arquivos, eles não podem ser desvendados, tornando-se, assim, inúteis para os criminosos.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade