×

Medo e terror: moradores esperam há mais de um ano e meio obra em cratera que ameaça engolir casas

Eram por volta da noite do dia 8 de janeiro de 2022 quando iniciou o drama de diversas famílias que foram obrigadas a deixar seus lares em função de um desastre natural com a queda de um barranco de mais de 100 metros de profundidade interditando ao menos 5 residências na Rua Frei Leopoldo no Bairro Santa Efigênia em Conselheiro Lafaiete (MG).

A partir desta data iniciou o drama e a dor dos moradores em busca de uma solução, até então nos corredores da burocracia, para a contenção da cratera. Passado o terror inicial de possibilidade de novas quedas, o barranco aberto está ainda intacto e provoca medo e insegurança aos moradores. Desde então eles tentam em vão uma solução para o problema geológico com trincas que não para de abrir com a movimento do terreno.

Os moradores já tentaram de formas as formas agilizar a obra. Eles se mobilizaram, buscaram apoio junto aos vereadores, se reuniram com o prefeito Mário Marcus (União Brasil) e acionaram o Ministério Público. Até agora apenas conversas e promessas.

Reuniões

Em setembro de 2022 na Câmara, durante as discussões no plenário, a emoção tomou conta da moradora da Frei Leopoldo, Renata Cordeiro, que soltou lágrimas diante do drama vivido. Sua casa está a menos de 30 metros da cratera. O temor de novos deslizamentos, o medo e a insegurança aterrorizam sua família.

Quando nossa reportagem esteve junto aos moradores, Renata era uma das mais tomadas pela vigília da incerteza. O medo é tanto, que diariamente ela mede com uma tampa de caneta o tamanho da fissura que vai se abrindo no muro da sua casa. “Após a queda do barranco, novas rachaduras foram abrindo na rua e muitas casas, o que significa que há movimentação da terra. Isso nos preocupa e nos deixa apreensivos. Minha vida se encontra baseada em uma tampa de caneta. Sinto como se eu tivesse com prazo de validade para sair daqui. Só quem passa por isso diretamente sabe o quanto é triste e difícil” sentenciou Renata que levou a Câmara um cartaz com um fato que sintetiza o momento pelo qual vem vivenciado.

A espera

Os moradores ainda nutrem esperanças que a obra saia do papel e restabeleça a dignidade e a segurança. Nossa reportagem procurou a prefeitura que informou que a obra está em fase de licitação.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp