28 de abril de 2024 01:44

Ouro Branco se consolida como sede da maior feira de negócios do Alto Paraopeba

Consolidada como uma das maiores feiras de negócios de toda a região, a 3º Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco, além de ofertar conhecimento, troca de experiências e propiciar lazer aos visitantes, é uma vitrine para empresários e empreendedores que contribuem para o desenvolvimento sustentável na região.

Mais de 12 mil visitantes são aguardados na 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco (SDE3), que será realizada entre os dias 6 e 9 de setembro (de quarta-feira a sábado). A SDE3 se tornou um mega evento de fomento a economia local e regional, propiciando visibilidade e business network (rede de contatos e negócios) entre poder público, empresários, empreendedores, terceiro setor, instituições bancárias, universidades, empresas especializadas em capacitação e prestadores de serviços. O conhecimento é compartilhado por meio de minicursos, palestras, painéis e oficinas que são oferecidos gratuitamente aos visitantes de Ouro Branco e de outras diversas cidades. Além disso, o pavilhão da Praça de Eventos se torna um centro de produção cultural e de acesso à diversão e lazer nestes quatro dias de evento, com muitos shows de artistas locais, praça de alimentação e espaço kids.

Este ano, a SDE3 ainda se integrará ao 41º Enduro da Independência, que chegará a Ouro Branco no dia 8 de setembro e, no dia seguinte, terá nova prova e premiação.

Para participar da SDE3, basta fazer inscrição através do site semanadedesenvolvimento.com.br.

A Semana de Desenvolvimento Econômico é uma realização da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tendo a ADESIAP como a entidade gestora. O evento ainda conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Branco (ACEOB), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Ouro Branco, Sebrae, Sistema Fecomércio, Sesi Senai, UNIFASAR, OuroNet, Carmetire e do Governo do Estado de Minas Gerais.

Tal iniciativa incentiva a cooperação e o intercâmbio entre os participantes, visitantes e municípios, estimulando a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas.

Realizada em Ouro Branco pela primeira vez em 2021, a Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE1) teve como objetivo inicial contribuir para a reativação da economia, que desaqueceu durante a pandemia do coronavírus. Como a iniciativa apresentou resultados que foram além das expectativas, a Prefeitura realizou a segunda edição em 2022 e o evento de 2023 já se credencia como referência regional, passando a ingressar no calendário oficial de eventos do município.

“A Feira de Ouro Branco tem abrangência regional e recebe empresários, empreendedores e público de diversas cidades, consolidando-se como referência do Alto Paraopeba na geração de negócios, troca de experiências e de conhecimento”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Ouro Branco, Neylor Souza Aarão.

Os horários de funcionamento da SDE3 foram adequados para melhorar o atendimento a todos os participantes.

DIAHORÁRIO DE ABERTURAHORÁRIO DE ENCERRAMENTOOBS.:
Quarta 06/0918hs23hs 
Quinta 07/0918hs23hs 
Sexta 08/0912hs23hsHorário obrigatório para funcionamento da Praça de Alimentação. Demais expositores facultativo.
Sábado 09/0910hs23hsHorário obrigatório para funcionamento da Praça de Alimentação. Demais expositores facultativo.

Expositores

Esta SDE3 contará com mais de 120 expositores, entre empresas, organizadores, parceiros e entidades de Ouro Branco e região, além de 6 fornecedores de alimentos na Praça de Alimentação, 5 Food Trucks de produtores de cerveja local, 20 microempresários e produtores locais que integram o projeto da Feira de Incubadoras.

SDE3 contará com participação de diversos segmentos apoiados pela Prefeitura de Ouro Branco

Iniciativa pioneira, o Sistema Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), criado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é constituído de órgãos e entidades da Administração Municipal encarregados direta e indiretamente do planejamento, controle e desenvolvimento das atividades e incentivos à instalação de empresas no município, como da gestão das unidades territoriais e espaços destinados a implantação de empreendimentos.

Para organizar e integrar as áreas destinadas à instalação de empresas e empreendimentos no município, está em fase de implementação o Complexo de Desenvolvimento Econômico (CDE), que é composto pela Unidade Empresarial Ouro Park, localizada na área urbana do Município; Unidade Industrial de Carreiras, no povoado de Carreiras; e Unidade de Apoio Logístico e de Transporte (que será instituída com a finalidade de abrigar e apoiar empresas de apoio a serviços, logística e transporte com apoio da Gerdau S/A); além da Unidade Empresarial e Comercial do Bairro São Francisco e a do Bier Park – outra unidade de desenvolvimento econômico destinada a instalação, comercialização e produção de cerveja artesanal, bebidas e destilados.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE) atuará como órgão deliberativo, de cooperação governamental e fiscalizador da aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE).

A Adesiap, contratada por meio de Chamamento Público, atuará como órgão executor, para viabilizar a gestão, a infraestrutura e as decisões de forma mais célere e compartilhada entre o poder público, empresas e o CMDE.

A Associação de Agricultores Familiares de Ouro Branco (AAGRIFAM) utilizará seu estande para lançamento do projeto da Escola de Quitandas, realizado em parceria com a Prefeitura de Ouro Branco e a LGA Siderurgia, sob gestão financeira da Adesiap. Este programa disponibiliza um espaço físico dotado de infraestrutura e equipamentos de panificação na comunidade de Carreiras, onde serão oferecidos cursos de quitandas e apoio a agricultores(as) familiares, incentivando a produção e diversificação dos produtos que são comercializados para mais de 13 municípios e diversas empresas.

A Unidade de Desenvolvimento Econômico – Feira Incubadora terá um espaço na SDE3 para montagem de suas 20 barracas. Nelas, serão comercializados artesanato, quitandas, doces, entre outros artigos. Neste programa, com apoio e parceria da Gerdau, o feirante conta com a barraca, o espaço público e permanece incubado pelo período de 90 dias, recebendo capacitação e cursos para aprimorar seu produto, o atendimento ao cliente e o gerenciamento do negócio. Ao final do período, eles fazem uma avaliação econômica e definem se há interesse em seguirem como expositores definitivos da Feira de Produtores Locais, que acontece todos os sábados na Av. Mariz de Souza Mendes, de 08 as 14hs.

Turismo sustentável

Ouro Branco encara como um de seus principais desafios desenvolver a economia e garantir a manutenção da qualidade de vida de sua população. Então a Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, e de Desenvolvimento Econômico, desenvolve trabalhos estruturantes com este objetivo.

Os ourobranquenses e os visitantes valorizam muito alguns espaços, como os situados na Unidade de Conservação da Serra de Ouro Branco, e outros atrativos, como a Cerâmica Saramenha. Todos merecerão destaque em um estande da 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico. A cidade está trabalhando para ter, em breve, um observatório astronômico e para regulamentar o voo livre.

Fórum de Turismo

No dia 6 de setembro (quarta-feira), ocorrerá o Fórum de Turismo de Ouro Branco, no Auditório Principal de Praça de Eventos, de 13h às 18h. A realização é da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo da Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e demais instituições que trabalham pelo desenvolvimento sustentável do Município.

Organizadores e demais participantes do Fórum de Turismo refletirão sobre a promoção, garantia e melhoria da qualidade de vida da comunidade, captando das discussões as necessidades humanas e sociais básicas.

O empreendedorismo e o apoio do poder público, de instituições e do meio empresarial apresentam-se como uma forma de promover o desenvolvimento local, contribuindo para que os indivíduos pertençam de fato à sociedade e para que tal desenvolvimento se dê de forma integrada e sustentável.

As 200 vagas serão preenchidas por meio de inscrição pelo site www.semanadedesenvolvimento.com.br.

Painel de investimentos

Durante o Painel de Investimentos das Empresas Privadas dos Inconfidentes e Alto Paraopeba – “Oportunidades e desafios”, as empresas âncoras apresentarão ao público os investimentos que estão sendo realizados na região. Setor privado, poder público e a sociedade civil farão parte de um debate sobre o cenário econômico e as perspectivas de desenvolvimento da região. O Painel ocorrerá no dia 8 de setembro (sexta-feira), das 16 às 17h, no Auditório Principal de Praça de Eventos. As 200 vagas serão preenchidas por meio de inscrição pelo site www.semanadedesenvolvimento.com.br.

Palestras

O evento contará com nomes como o influenciador digital e palestrante Rick Chesther, que irá ministrar a palestra ‘Pega a Visão – Desenvolvimento, Motivação e Foco’, no dia 6 de setembro (quarta-feira), às 20h, no Auditório Principal da Praça de Eventos. O ex-vendedor de água venceu os desafios da vida e viralizou com um vídeo em que ensina como ganhar dinheiro comercializando o produto.  Atualmente ele é conhecido internacionalmente. São 200 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo site: semanadedesenvolvimento.com.br.

Mazé Lima apresentará, no dia 7 (quinta-feira), às 20h, no Auditório Principal da Praça de Eventos, um tema inspirador: “Vencer na adversidade”. A ex-faxineira e atual empreendedora compartilhará com o público a forma como criou uma loja de doces, superando desafios aparentemente intransponíveis e se tornando exemplo de superação e autonomia feminina. O principal objetivo de sua palestra é motivar as mulheres a acreditarem no próprio potencial. São 200 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo site: semanadedesenvolvimento.com.br.

Outro destaque é Joãozinho Leite – Queijo Canastra, presidente da Cooperativa Sicoob Sarom e presidente da Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo), da Serra da Canastra. Ele irá ministrar a palestra “Cooperativismo como Agente de Desenvolvimento Local’’, no dia 8 de setembro (sexta-feira), às 20h30, no Auditório Principal, da Praça de Eventos. Ele apresentará um exemplo de grande significado econômico de um município – São Roque de Minas – que, há pouco mais de 25 anos, encontrava-se em plena condição de depressão econômica e que agora surge como um dos municípios mais promissores do estado, em função da sua matriz econômica. São 200 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo site: semanadedesenvolvimento.com.br.

Oficinas

Duas carretas Senac oferecerão oficinas de gastronomia com destaque para pratos típicos da culinária mineira, todos os dias, em diversos horários, na Praça de Eventos. Confira as opções disponíveis e se inscreva em semanadedesenvolvimento.com.br.

Empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino em Ouro Branco encontra-se em evidência com duas entidades constituídas que incentivam e apoiam o seguimento, para quem elas buscam dar cada vez mais visibilidade. A participação da ACEOB Mulher e da Associação Mulheres Empreendedoras de Ouro Branco na Semana de Desenvolvimento Econômico irá agregar valores a esta iniciativa.

Divulgação da Festival da Batata

No dia 7 de setembro (quinta-feira), haverá desfile classificatório – semifinal do Concurso da Rainha do Festival da Batata, às 18h30, no Auditório Aberto da Praça de Eventos.

Shows musicais

Como valorização da produção cultural de Ouro Branco, a organização da 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico programou shows com artistas locais. Confira:

Dia 06/09/2023 – Quarta Feira:

– Pura Adrenalina

– Profissamba

Dia 07/09/2023 – Quinta Feira:

– Mary Resende

– Patrício

Dia 08/09/2023 – Sexta Feira

– Rafael Guerard

– Banda Bar

– Trio Bossa Nova

Dia 09/09/2023 – Sábado

– Dudu Sangy

– Banda Noix

– Acawã e Banda

 Enduro da Independência

A 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco se integra à 41ª edição Enduro da Independência – a mais antiga e tradicional prova de motos de regularidade do Brasil. A largada será no dia 6 de setembro, em Paraty (RJ). No mesmo dia, acontece o Momento Enduro da Independência, no Auditório Aberto da Praça da Alimentação, de Ouro Branco, de 19 às 20h.

Após cumprirem um percurso que passa por Baependi e Barbacena, a chegada dos pilotos está prevista para a partir das 14h do dia 8 (sexta-feira), na Praça de Eventos, de Ouro Branco. No sábado, dia 9, largada e chegada acontecem no mesmo local, com a bandeirada para os vencedores da etapa por volta do meio-dia.  A tão aguardada e emocionante cerimônia de premiação de todas as categorias será no mesmo dia 9, sábado, e está prevista para começar às 17h. 

A competição atrairá para Ouro Branco cerca de 1.200, entre os 300 pilotos, acompanhados de suas equipes, dirigentes, familiares, imprensa e outros adeptos do motociclismo.

O Enduro da Independência teve início em 1983 com a proposta de reconstituir de moto a viagem que Dom Pedro I fez, na época do Império, do Rio de Janeiro (RJ) a Ouro Preto (MG), então Vila Rica. A viagem se estendeu de 25 de março a 25 de abril de 1822, ano em que o Brasil se torno independente de Portugal. Em 2023, os competidores farão o percurso no mesmo período de realização da feira (6 a 9 de setembro).

Praça de alimentação

Os participantes da 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco encontrarão na praça de alimentação da Praça de Eventos diversas iguarias típicas da culinária mineira. Para o almoço e jantar, feijão tropeiro, galinhada, macarrão na chapa e mexidão. Para o lanche ou tira-gosto, isca de frango empanado, porção de frango e espetinho, bolinho de coxa cremoso, batata frita, pastel de queijo, torta assada – pizza brotinho e crepe de vários sabores.

A SDE3 conta ainda com um Espaço kids.

Serviço

PROGRAMAÇÃO COMPLETA (acesso o site):

semanadedesenvolvimento.com.br

PÚBLICO ESTIMADO: 12.000 pessoas.

REALIZAÇÃO: Prefeitura Municipal de Ouro Branco

GESTÃO: Adesiap.

APOIO: Associação Comercial e Empresarial de Ouro Branco (ACEOB), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Ouro Branco, Sebrae, Fecomércio, Sesi Senai, UNIFASAR, OuroNet, Carmetire e do Governo do Estado de Minas Gerais.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade