×

Medicina brasileira perde o professor lafaietense Ennio Leão

Faleceu nesta manhã (4), em Belo Horizonte, o professor universitário Ennio Leâo, aos 93 anos. Natural de Conselheiro Lafaiete (MG), o pediatra formou uma legião de médicos. Ennio era era graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais(1955), doutorado em Ciencias da Saude pela Universidade Federal de Minas Gerais(1979) e residencia-medica pela Universidade Federal de Minas Gerais(1956). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pediatria, Especialização.

Ennio Leão era professor emérito da UFMG e foi o primeiro condecorado com a medalha Cícero Ferreira. Teve participação ativa na clínica pediátrica, com destaque para a hidratação venosa em resposta à perda de líquido causada, principalmente, pela diarreia aguda, além de ter participado da divulgação da terapia de reidratação oral em Minas Gerais. Defendeu um diagnóstico diferenciado para a icterícia neonatal e foi estudioso das doenças nutricionais, especialmente da desnutrição, do raquitismo e do escorbuto. Mostrou a possibilidade do tratamento ambulatorial da desnutrição, numa época em que o diagnóstico da doença implicava no tratamento hospitalar.

Uma grande perda para a área médica de Minas e do Brasil com inúmeras condecorações e vasto conhecimento acadêmico. O local e horário de seu velório e sepultamento não foram divulgados.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp