27 de abril de 2024 22:30

Artista Luana Dias faz bonito no Concurso Intérprete de Libras Musical e agradece ao público; ela ficou entre os 6 melhores do Brasil

No último sábado, dia 02 de setembro, a intérprete de Libras Luana Dias representou a cidade de Conselheiro Lafaiete (MG) no Concurso Intérprete de Libras Musical na fase presencial que aconteceu na capital mineira. O município disponibilizou uma van, com o apoio do Vereador Professor Oswaldo Barbosa e do Secretário da Cultura Geraldo Lafayette para que a ASSULAR (Associação de Surdos de Conselheiro Lafaiete) pudesse comparecer ao evento.

Luana recebeu o carinho, o apoio e o reconhecimento de moradores de Lafaiete e região, amigos, familiares e colegas de profissão. Apesar de ser seu segundo ano de participação no concurso representando a cidade, esse ano sua responsabilidade era muito maior, pois em segredo realizava uma homenagem a sua amiga Clarissa Fernandes que completou na mesma data do evento um ano de sua partida.

“Esse ano o concurso tinha um significado especial para mim. Sábado fez um ano que nossa querida Clarissa partiu. Em cada música que apresentei nesse concurso, desde a fase online, foi com o propósito de trazer uma mensagem especial. A premiação nunca foi o meu objetivo principal, pois sei que tem coisas que valem mais do que isso”, afirmou Luana.

As escolhas de cada música e as estratégias tradutórias eram para ela uma forma de homenagear a memória e demonstrar a gratidão de ter convivido com alguém tão especial. “Nesse mesmo dia, 02 de setembro, minha amiga Norma Vieira passa pela mesma dor que passei a um ano atrás de também perder uma grande amiga de trabalho. Estendo a ela essa homenagem como forma de prestar minhas condolências nesse momento tão difícil.”

Luana explica ainda o que ela chamou de sua trilogia musical nesse concurso onde existe uma lógica e ordem para apresentação de cada uma de suas versões musicais em libras.

A primeira que foi usada na versão online, ”Aquarela” de Toquinho, trata de mostrar a realidade da vida, porém usando de metáforas carregadas de elementos do imaginário de uma criança. Essa primeira música Luana realiza escolhas tradutórias que se remetem ao momento da partida de Clarissa que deixou o mundo sem cor para aqueles que a amavam.

A segunda música, “Andanças” de Beth Carvalho, fala sobre um andarilho que caminha só, olha para a lua cheia e sente uma saudade imensa. Ele se recorda de seu amor e em seu coração tem seu amado eternizado a lhe acompanhar durante sua trajetória nesse mundo. “Para mim essa música trata exatamente de como eternizamos aqueles que amamos em nossos corações… Clarissa para sempre!” Completou Luana.

A terceira música, “Domingo” do grupo Só Pra Contrariar, fala sobre o amor. “Meu desejo é que todos que amamos Clarissa possamos celebrar a vida, viver um novo amor como o recomeçar de um novo dia, como num dia lindo de domingo. Dói a partida dela, mas precisamos seguir a diante como forma de gratidão por tudo o quanto ela nos apoiou enquanto esteve aqui. Certamente é o que ela deseja a cada um de nós.”

Maria Aparecida de Oliveira Paulo afirmou em uma postagem nas redes sociais o seguinte: “Pra mim que sou mãe de surdo é muito gratificante ver a evolução que os sinais da libras teve nesses últimos tempo. Parabéns para você Luana Dias, que representou muito bem a nossa cidade de Conselheiro Lafaiete.”

Luana ficou entre os seis melhores candidatos do concurso que contou com a participação de profissionais de 8 estados do país. Ela agradece o apoio de todos que contribuíram para que ela chegasse até aqui e afirma que pretende participar da próxima edição no ano que vem.

Quem foi Clarissa Fernandes:

Clarissa Fernandes nasceu ouvinte e perdeu a audição aos 5 anos de idade e aos 14 anos, finalmente foi inserida na comunidade surda e adquire tardiamente a Língua Brasileira De Sinais.

Clarissa vivenciou a experiência da maternidade, se casou, se formou no curso de Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Foi surdoatleta, apoiou mulheres em suas lutas, militou a favor da educação bilíngue, prestou concurso e ingressou como docente de libras no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto. Fez seu mestrado em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto. Foi tutora do curso de Letras Libras da UFSC Polo Ribeirão das Neves onde Luana se formou. Foi membro e coordenadora do Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFMG Campus Ouro Preto.

De 2017 a 2022 Clarissa e Luana trabalharam juntas. Luana estava ao seu lado durante sua última aula e Clarissa a disse que iria embora cedo no outro dia para estudar a disciplina isolada do doutorado. E no outro dia ela simplesmente foi embora cedo demais e deixando em legado enorme. No dia 2 de setembro de 2022 Clarissa sofreu um acidente e não sobreviveu.

Atualmente tramita na Câmara Municipal um Projeto de Lei Clarissa Fernandes de autoria do Vereador Professor Oswaldo Barbosa que visa implementar medidas que assegurem o direito linguístico da comunidade surda no município nas esferas da saúde, educação, cultura e esportes. Clarissa participou da construção do texto desse projeto de lei junto a comunidade surda. A Lei Clarissa Fernandes já foi sancionada nos municípios de Belo Horizonte e Ouro Preto.

  • Fotos: Henrique Miranda

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade