28 de abril de 2024 12:44

Presidente Bernardes (MG) resgata memória da 2ª Guerra com monumento de artista que resgata a bravura e o heroísmo de ex-combatentes

Por João Vicente

A cidade mineira de Presidente Bernardes, no Vale do Piranga, inaugurou nesse 7 de setembro na Praça Cônego Lopes, um monumento em homenagem aos calambauenses, Joaquim Soares Quintão, Luiz Gonzaga Brum e Anibal Anatólio Diego ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateram  na 2ª Guerra Mundial nos campos de batalha da Itália em 1944/1945, além de Elias Diogo, convocado para guarnecer o litoral sul do Brasil. A FEB foi a força militar formada por brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial, que combateu ao lado dos Aliados contra os nazistas na Itália.

Momento da inauguração pelo prefeito de Presidente Bernardes, Olivio Quintão Vidigal Neto (a esquerda)

O monumento é uma forma de homenagear e lembrar-se do heroísmo e sacrifício dos brasileiros que lutaram na guerra. Ele retrata um ex-combatente da FEB, vestido em uniforme militar, segurando uma arma e com uma expressão determinada no rosto.  A obra é do artista escultor piranguense que já tem dois trabalhos realizados, sendo um em Itaverava, marco alusivo a primeira pepita de ouro de Minas Gerais registrada à Coroa Portuguesa e o monumento ao Rei Ambrósio instalado no Morro do Vigia em Cristais, na região Sul de Minas.

Escultor Felipe Rodrigues, autor da obra.

 A inauguração do monumento contou com a presença de autoridades locais, além de familiares dos homenageados e veteranos da FEB. Foi um momento de emoção e orgulho para todos os presentes, pois representa o reconhecimento da importância da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e o respeito aos heróis que contribuíram para a vitória dos Aliados.

Familiares dos ex combatentes

O monumento em Presidente Bernardes serve como um lembrete constante da coragem e bravura dos brasileiros que lutaram na guerra. Ele também busca educar as gerações mais jovens sobre o papel do Brasil na história mundial, incentivando o patriotismo e o respeito aos veteranos de guerra.

Essa iniciativa de inaugurar um monumento em homenagem aos ex-combatentes da FEB é louvável e importante, pois valoriza a memória dos brasileiros que dedicaram suas vidas em prol da liberdade e da justiça. É um símbolo de gratidão e reconhecimento que a cidade de Presidente Bernardes presta aos seus heróis.

Esperamos que esta iniciativa sensibilize o poder executivo e legislativo do município de Piranga a fazer o mesmo uma vez que a cidade  forneceu 13 pracinhas da FEB ao front na Itália com  destaque ao sargento Geraldo Santana, primeiro radiotelegrafista da FEB morto em combate em 02 de março de 1945 nas operações do Vale do Rio Reno, na Itália. Vale ressaltar que na cidade de Porto Alegre, alem de nome de rua, o clube social dos sargentos gaúchos leva o seu nome também. No Arquivo do Conhecimento Claudio Manoel da Costa-ACCMC em Piranga você encontra um livro escrito pelo seu Diretor, Marco de Nilo que conta um pouco dessa história.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade