24 de maio de 2024 04:53

“Jubileu cancelado” Fake news quase atrapalhou a realização da festa em 1895

Não é de hoje que as notícias falsas, as chamadas Fake news, atrapalham a vida de muita gente. Com as tecnologias modernas elas se espalham com muita velocidade e sem dúvida você já deve ter ouvido e até acreditado em alguma informação que não era verdadeira.

E nem o Jubileu de Congonhas escapou ileso das notícias falsas. Em 1895, a Mesa da Irmandade do Bom Jesus e a Diocese de Mariana entraram em disputa pela organização da festa. De acordo com o artigo do historiador André Candreva, o debate gerou polêmica e, em virtude disto, foi noticiado em jornais de grande circulação de Minas Gerais que o Jubileu não aconteceria naquele ano. A justificativa é que os festejos seriam cancelados devido a um novo surto de varíola. A doença chegou a comprometer diversas celebrações no início da década de 1890, porém a organização do jubileu contou na época com médicos vindos de várias cidades para garantir a festa.
Apesar dos burburinhos, o Jubileu de 1895 aconteceu normalmente. A festa religiosa só deixou de ser realizada com a presença de fiéis em três ocasiões em mais de 240 anos: em 2009, devido ao surto mundial de gripe suína (H1N1) e em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19.
Por Reinaldo Silva / Foto: Reprodução Internet – Jubileu na primeira metade do século XX

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade