27 de abril de 2024 09:23

Agências bancárias não irão abrir na próxima quarta-feira (20); entenda o motivo

Entenda aqui porque os serviços bancários serão interrompidos neste 20 de setembro! Já se prepare para horários impactados!

Na próxima quarta-feira (20), muitas agências bancárias e serviços em geral não terão funcionamento normal. Dessa maneira, nesta data, poderão ocorrer alterações, como diminuição no horário de atendimento ou não abertura, de fato, das instituições financeiras.

Normalmente, durante feriados previstos por lei federal, serviços públicos fecham ou funcionam durante um período menor de tempo. Isso porque mesmo feriados locais têm tratamentos equivalentes a feriados nacionais, caso previstos na Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal e dos Territórios (Lei 11.697/2008).

Sendo assim, mesmo que o mês de setembro preveja apenas um feriado nacional (07 – Independência do Brasil), há um feriado no dia 20 que explica essas alterações de funcionamento. Saiba mais a seguir!

É feriado no dia 20 de setembro?

Calendário de mesa com as folhas se abrindo
Imagem: Brian A Jackson / shutterstock.com

No dia 20 de setembro, há um feriado importante para um estado brasileiro, não abrangendo todo o território do país. Desse modo, na próxima quarta-feira, os trabalhadores poderão descansar e, consequentemente, os horários de funcionamento de serviços sofrerão impacto.

Trata-se do Dia do Gaúcho, comemorado nas cidades de todo o Rio Grande do Sul. No mesmo dia, em 1835, os farroupilhas conquistaram a vitória no confronto que ocorreu na Ponte da Azenha e adentraram a província de Porto Alegre.

Esse evento assinalou o início da Guerra dos Farrapos, que se tornou o mais longo conflito armado da história do Brasil e culminou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, o feriado em 20 de setembro foi oficialmente estabelecido no Rio Grande do Sul, conforme o Decreto estadual nº 36.180, datado de 18 de setembro de 1995.

Como ocorrem as comemorações nessa data?

Embora muitos serviços não funcionem, como bancos, os moradores focam nesse dia para descanso, viagens ou para celebrar o momento histórico do feriado. Tradicionalmente, por exemplo, ocorre o Desfile Farroupilha na capital Porto Alegre. Porém, este ano, o tradicional desfile não ocorrerá com o formato usual que caracteriza o evento.

Isso por conta chuvas que resultaram em tragédias e danos significativos no estado na semana anterior. Em anos anteriores, as celebrações tradicionalistas ocorreram na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, à beira do Guaíba.

Entretanto, em 2023, as atividades terão uma configuração diferente devido ao contexto atual. A proposta é que os participantes se envolvam na coleta de itens de higiene e limpeza, destinados a atender às necessidades dos municípios afetados pelo ciclone.

FONTE SEU CREDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade