28 de abril de 2024 12:57

No aniversário de 233 anos de Lafaiete, cidade recebe 26 médicos e promete por fim ao martírio de falta de profissionais nas unidades de saúde

Proposta é elevar o padrão da saúde e ampliar o atendimento nas unidades de 7:00 às 19:000 horas

No dia em que Conselheiro Lafaiete (MG) completa 233 anos, um grande presente foi anunciado nesta terça-feira, 19/09. O prefeito Mário Marcus anunciou a chegada de 26 médicos que irão reforçar o atendimento à população. O município foi contemplado no Programa Mais Médicos. Os 26 profissionais, sendo dois deles cubanos, estarão se apresentando esta semana e iniciarão os atendimentos a partir da próxima segunda-feira, 25/09, em todas as unidades do Estratégia Saúde da Família. A partir desta data todos os postos de saúde do município terão médicos, inclusive nas sete unidades que estavam sem médico, apesar dos inúmeros processos seletivos para contratação de profissionais realizados pela Prefeitura nos últimos meses.

Também nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, os serviços serão ampliados com o reforço das equipes e extensão do horário de atendimentos que passarão a ser feitos de 07 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, dando oportunidade a todos para buscar atendimento perto de casa. Para a cobertura de férias e eventuais faltas ou licenças, a prefeitura terá disponibilidade de médicos ferista, com o objetivo de garantir a continuidade dos atendimentos.

As melhorias também chegam às localidades rurais que terão cinco médicos que passam a oferecer atendimento diário nestas unidades. Além disso, a Prefeitura está implantando o programa Saúde em Casa que consiste em realizar atendimentos domiciliares de apoio às pessoas que tiveram altas hospitalares, mas que necessitam de acompanhamento.

De acordo com a administração municipal, são medidas que representam significativos avanços na área de saúde, ampliando os cuidados médicos de qualidade, acesso mais rápido à assistência e maior resolutividade para a população. Com a presença constante dos médicos nas unidades básicas, outro ponto positivo será a redução da procura pela Policlínica Municipal que tem tido números expressivos de atendimento.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade