Confira os detalhes do último boletim divulgado
Não vai ter fim ou está sob controle? A saber, o Boletim Infogripe, divulgado nessa quinta-feira (28), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que os estados de Rio de Janeiro e de São Paulo continuam tendo aumento de casos de Covid-19.
Sendo assim, de acordo com o coordenador do boletim, Marcelo Gomes, a circulação do vírus Sars-Cov-2 nesses locais continua levando a internações.
“No Rio de Janeiro continua tendo um ritmo de crescimento na curva de novos casos semanais de Covid-19. Em São Paulo, é um ritmo lento de crescimento, restrito, e assim como no Rio de Janeiro, à população de idade mais avançada. Mas é um sinal de que está presente. Isto é, o vírus está circulando com maior intensidade, levando ao aumento das internações, principalmente nos grupos mais vulneráveis”, explica Gomes.
Aumento de casos de Covid-19
Contudo, não é preciso pânico. Isso porque, segundo Gomes, esse cenário é restrito principalmente aos dois estados.
Entretanto, o pesquisador afirma que é importante manter o reforço em relação à convocação da população para que esteja em dia com a vacina contra a doença.
Vale destacar que o boletim usa como base os dados da semana epidemiológica 38 (de 17 a 23 de setembro).
Então, nas últimas quatro semanas, 44,2% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país foram provocados pela Covid-19. Entre os óbitos, a Covid-19 responde por 77,5%.
Avaliações
A Fiocruz recomenda que, diante das diferenças na disseminação da Covid-19, os serviços públicos de saúde apliquem avaliações locais para o acompanhamento da evolução das infecções no interior de cada estado.
Isso porque, a situação das grandes regiões metropolitanas não deve ser o único indicador para tomada de decisões locais pelos agentes públicos de saúde.
Contudo, ainda assim, a alta nas internações em dois dos três estados mais populosos do país é mais um alerta para a importância da imunização contra o coronavírus.
“Mantém-se, obviamente, o reforço em relação à convocação para a vacinação. Estar em dia com a vacina contra a Covid-19”, resumiu Gomes.
Nova variante da Covid-19
Por fim, cabe mencionar que o Espírito Santo (ES) confirmou a circulação da variante EG.5, popularmente conhecida como Éris, da Covid-19.
A saber, três amostras coletadas na sexta-feira (22), em pacientes que são da Grande Vitória indicaram a presença da nova variante.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no início da tarde desta quarta-feira (27).
Ainda mais, não há registro sobre a idade ou estado de saúde das pessoas, mas a pasta detalhou que os indivíduos não têm registro de viagem, condição que poderia aumentar o risco de exposição ao vírus.
Com informações da Agência Brasil e Brasil 123