27 de abril de 2024 18:43

Em parceria com a AMDA, Gerdau reforça suas equipes de brigadas para combater incêndios florestais em cidades mineiras

A atuação cobre 11 municípios e somente em junho e julho foram 48 ocorrências de incêndios atendidas

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, em parceria com a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), realiza o trabalho de monitoramento e combate aos incêndios florestais em 11 municípios mineiros. Entre eles, Belo Horizonte, Nova Lima, Itabirito, Moeda, Brumadinho, Belo Vale, Ouro Preto, Ibirité, Sarzedo, Ouro Branco e Congonhas. O período mais seco do ano acende o alerta entre aqueles que se preocupam com a preservação da paisagem natural de Minas Gerais. Além da sazonalidade, todos os anos há o aumento no número de incêndios florestais.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, até a primeira semana de agosto, já haviam sido registradas 9.182 queimadas no Estado, em 2023. O que representa uma média de 42 incêndios florestais por dia. Somente em julho, foram 3.046 ocorrências. Segundo a corporação, em Belo Horizonte, já foram mapeadas 626 áreas de vegetação com potencial de ser palco de incêndios. Os proprietários foram notificados para a limpeza e conservação dos terrenos a fim de reduzir os focos de incêndio.

Contratados pela Gerdau, a AMDA é composta por três equipes para atuar em Ouro Branco e Ouro Preto, em rondas desde junho e julho, respectivamente, e Itabirito e Moeda, com atuação durante todo o ano. Com seis brigadistas em cada equipe, eles trabalham em plantões para monitorar e combater focos de incêndio nessas áreas onde a Gerdau tem atuação e regiões vizinhas. Até o momento, já foram atendidas 69 ocorrências de incêndio nas cidades de atuação e as ações vão acontecer até dezembro.

Segundo Francisco Mourão, biólogo da Amda, uma das grandes ameaças as serras e suas biodiversidades é o fogo, que anualmente consome grandes extensões de vegetação natural, com severos efeitos também sobre a fauna. “A implantação da brigada Amda/Gerdau tem contribuído significativamente para a redução desse problema, combatendo os incêndios em seu início, antes que se alastrem por grandes extensões”, completa.

Os incêndios florestais representam uma das grandes ameaças à biodiversidade nas áreas monitoradas, que preservam grandes extensões de vegetação que transitam entre o cerrado e a mata atlântica. Para preservar esse patrimônio inestimável, desde 2020, no durante o período de seca, a Gerdau conta com essas equipes de brigadistas especializadas.

Entre as ações efetivas para combater o fogo nas áreas verdes, a educação ambiental é fundamental para a prevenção. “Iniciativas como estas ajudam a tornar ainda mais efetiva nossa meta de minimizar os impactos dos incêndios nas áreas verdes afetadas pelo fogo e. assim, conservar a diversidade biológica. A Gerdau segue investindo na preservação desse patrimônio natural e qualquer pessoa que identificar um foco de incêndio aqui na região, pode acionar as Brigadas”, explica Manuela Mello, especialista de Meio Ambiente da Gerdau.

Também há atuação de monitoramento e combate a focos de incêndios de importantes unidades de conservação, como a Estação Ecológicas de Arêdes e Fechos, o Parque Estadual Serra do Ouro Branco, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Gerdau, incluindo o Monumento Natural de Itatiaia, a Área de Preservação Permanente (APP) do lago Soledade, e o entorno do distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto. Também são realizadas atividades nas zonas de influência das Unidades de Conservação do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda e Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Serviços:

AMDA Ouro Branco: (31) 97560-7196

AMDA Várzea do Lopes: (31) 99879-2085

AMDA Miguel Burnier: (31) 99227-7590

Sobre a Gerdau 

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Sobre a AMDA

A Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) é uma ONG ambientalista criada na década de 70. No que tange às atividades de prevenção e combate a incêndios florestais, a Amda após muitos anos de atuação voluntária, iniciou em 2011 a implantação de brigadas profissionais em parceria com instituições privadas, com todos os brigadistas treinados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Eles contam com equipamentos completos como soprador, bombas costais, abafadores, entre outros. Além de Ouro Branco, a Amda atua com a Gerdau também em Miguel Burnier e Várzea do Lopes.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade