28 de abril de 2024 00:45

Estas são as 5 cores de olhos mais raras do mundo

Embora a maioria das pessoas tenha olhos castanhos, existem outras cores ou tonalidades menos comuns que são consideradas extremamente raras.

A diversidade nas cores dos olhos humanos é genuinamente fascinante e singular, tornando algumas as mais raras do mundo. Geralmente, a coloração da íris é influenciada pela presença de melanina e outros pigmentos, cuja combinação define a maior parte das tonalidades que costumamos observar.

Curiosamente, ao nascer, um indivíduo pode apresentar um tom azulado que ocorre devido à pigmentação ainda não estar totalmente desenvolvida, se estabilizando dos três aos cinco primeiros anos de vida. Nesse sentido, atribui-se à genética a formação das cores raras listadas abaixo.

5 cores de olhos mais raras do mundo

5 cores de olhos mais raras do mundo, quantas cores de olhos existem, qual a cor de olho mais rara do mundo, qual cor de olho é mais raro verde ou azul, olho mais raro do mundo, os olhos mais lindos e raros do mundo, olho violeta natural, cor de olhos âmbar.5 cores de olhos mais raras do mundo, quantas cores de olhos existem, qual a cor de olho mais rara do mundo, qual cor de olho é mais raro verde ou azul, olho mais raro do mundo, os olhos mais lindos e raros do mundo, olho violeta natural, cor de olhos âmbar.
Foto: Reprodução / Pexels.

1. Verde

Os olhos verdes são conhecidos por serem extremamente raros e únicos. A sua cor é resultado de uma combinação intrigante de genes que influenciam a produção de melanina e o reflexo da luz na íris. Apenas cerca de 2% da população mundial tem olhos verdes. Este tom é mais comum em pessoas de ascendência celta ou germânica, mas também pode ser encontrada em algumas partes do Médio Oriente.

2. Azul

Apesar de serem mais comuns do que os verdes, os olhos azuis ainda são considerados raros em comparação com o castanho. O azul é resultado da baixa concentração de melanina na íris e da difusão da luz através das fibras de colágeno presentes no olho. Aproximadamente 8% da população mundial apresenta esta cor, sendo mais prevalente em pessoas de ascendência europeia.

3. Violeta

Esta também é uma das cores mais raras de olhos e também das mais misteriosas. Ela é resultado de uma combinação única de fatores genéticos e ambientais. Em muitos casos, a cor “violeta” é uma ilusão de ótica, em que olhos azuis ou cinzas claros podem parecer violetas devido à forma como a luz incide sobre eles.

4. Âmbar

Os olhos âmbar são extremamente raros e possuem uma coloração dourada ou âmbar-acastanhada. Esta cor é frequentemente associada a regiões da Ásia, como a Ásia Central e o Médio Oriente. Eles são o resultado de uma concentração moderada de melanina na íris, o que lhes confere essa tonalidade distinta.

5. Preto

Embora sejam frequentemente descritos como pretos, na realidade, eles têm uma tonalidade muito escura de castanho que pode parecer preta à primeira vista. Essa cor ocorre devido a uma alta concentração de melanina na íris. Acredita-se que apenas uma pequena parte da população global possua olhos que parecem totalmente pretos.

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade