28 de abril de 2024 14:38

Padre da região é nomeado o novo Bispo da Diocese de Januária, em Minas Gerais

O Papa Francisco nomeou o novo bispo da diocese de Januária (MG), nesta quarta-feira, 25 de outubro. Padre Geraldo de Souza Rodrigues, atualmente pároco em Viçosa (MG), vai assumir o governo pastoral da diocese, que está vacante desde a nomeação de dom José Moreira da Silva para Porto Nacional (TO), em dezembro de 2022.

Padre Geraldo de Souza Rodrigues tem 60 anos, é mineiro de Porto Firme e é presbítero da arquidiocese de Mariana (MG) desde 1988.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao agora monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues.

Saudação da CNBB ao monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues

Estimado irmão, monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como o quinto bispo da Diocese de Januária. Unidos ao clero, à vida religiosa e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, rendemos graças a Deus por enviar um pastor para continuar conduzindo o rebanho no anúncio do Evangelho, a caminho do Reino definitivo.

Recordando uma homilia do Papa Francisco, na qual refletia sobre Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese de Januária, oferecemos seu ministério episcopal à proteção da Virgem Maria: “Como Mãe, devemos pensar nela, procurá-la, rezar a ela. Ela é a Mãe. Na Igreja Mãe. Na maternidade de Nossa Senhora vemos a maternidade da Igreja que recebe a todos, bons e maus: todos”.

Em Cristo, com votos de um profícuo ministério,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Informações biográficas

Padre Geraldo de Souza Rodrigues, nasceu em Porto Firme, município na Zona da Mata de Minas Gerais, em 24 de outubro de 1963, filho do casal João Bernardino Rodrigues e Amélia Pires de Souza, já falecidos. Ele é o terceiro filho, entre sete irmãos, sendo um deles também sacerdote.

Iniciou a preparação para o sacerdócio em 1978, quando ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção de Mariana. Cursou a Filosofia em 1983 e 1984, no Seminário Maior São José de Mariana, e Teologia de 1985 a 1988, no mesmo Seminário.

A ordenação diaconal foi na Catedral Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, pelo então arcebispo, dom Oscar de Oliveira, aos 28 de novembro de 1987. Em 20 de maio de 1988, foi ordenado presbítero na cidade de Porto Firme, também por dom Oscar de Oliveira.

Em seu ministério presbiteral, foi pároco nas paróquias São Domingos de Gusmão, em Diogo de Vasconcelos (MG); Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG); São Sebastião, em Itabirito (MG); Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG); Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas (MG); São José, em Paula Cândido (MG); e atualmente é pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG).

Padre Geraldo foi coordenador arquidiocesano de Catequese, representante arquidiocesano dos Presbíteros, vigário forâneo, vigário episcopal, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

FONTE CNBB

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade