27 de abril de 2024 06:29

Contra orientação do Estado, Santa Cruz de Minas mantém suspensão de aulas

Governo de Minas descarta surto da bactéria no Estado e suposta relação com morte de crianças

A cidade de Santa Cruz de Minas, no Campo das Vertentes, não retornou às aulas nessa segunda-feira (30 de outubro) como era previsto. Segundo a prefeitura da cidade, que fica a cerca de 5 km de São João del-Rei, onde são investigadas a morte de três crianças por suspeita de infecção bacteriana, a suspensão das aulas na rede municipal foi adiada por mais uma semana para continuidade das ações de desinfecção. Por isso, o retorno foi adiado para a próxima segunda (6 de novembro).

A decisão da prefeitura vai contra a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de que paralisar aulas para desinfetar é ineficaz. Até o momento, segundo a SES, não há indícios de que a bactéria tenha causado a morte das crianças. 

Em Santa Cruz de Minas, a desinfecção ocorre não só nas escolas municipais, mas também em locais públicos, como praças e parquinhos infantis. A limpeza está sendo feita com uma mistura de cloro e água. Em entrevista ao O Tempo na última sexta-feira (27 de outubro), o prefeito da cidade, Wagner Almeida, admitiu não ter certeza da eficácia do plano de prevenção. “Se vai dar certo, não sei. Preciso fazer alguma coisa”, disse.

Na última quinta-feira (26), um menino de 8 anos, morador de Santa Cruz de Minas, mas que estava hospitalizado na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, precisou ser transferido para Belo Horizonte. A criança estava com sintomas da infecção provocada pela bactéria Streptococcus pyogenes. No entanto, o diagnóstico da doença não foi confirmado. 

Retorno das aulas no Estado 

Na semana passada, desde que a prefeitura de São João del-Rei divulgou a investigação de três mortes de crianças após elas apresentarem sintomas como dor de garganta, febre, vômitos e manchas ou erupções na pele, cinco cidades da região do Campo das Vertentes suspenderam as aulas nas escolas municipais para reforço de higienização.

Nessa segunda (30), porém, três delas retornaram à rotina – Tiradentes, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas. Já São João del-Rei só retoma as aulas na próxima segunda (6 de novembro), e Santa Cruz de Minas decidiu por acompanhar, escolhendo o mesmo dia. 

Ainda, Felício dos Santos, no Alto Jequitinhonha, única cidade de Minas Gerais onde a SES-MG decretou surto de escarlatina, doença causada pela bactéria Streptococcus, as aulas também foram suspensas para limpeza e voltaram nessa segunda (30 de outubro). 

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade