27 de abril de 2024 17:07

Máscaras voltam a ser obrigatórias em cidade e COVID-19 dispara

A disparada de casos de COVID-19 em Santa Luzia levou o município retomar a obrigatoriedade das máscaras em locais como hospitais e centros de saúde, bem como para pessoas vulneráveis. Ainda não foi publicado no diário oficial quando começa a exigência, mas a prefeitura informa ser imediata. A recomendação consta na Nota Técnica 01/2023 do Comitê Operacional de Enfrentamento á COVID-19 (COESL). Em Minas Gerais e em vários municípios os índices também aumentaram substancialmente, mas não no nível da cidade da Grande BH e medidas mais restritivas ainda não foram tomadas.

Segundo justificativa do COESL, os casos confirmados em Santa Luzia subiram 306,66%, passando de 30, entre 1º e 15 de outubro, para 122, entre 16 e 27 do mesmo mês, sendo nove dos doentes profissionais de saúde. Os casos notificados também subiram demasiadamente na avaliação do COESL, aumentando 63,84%, de 260 para 426 no mesmo período.

“Essa medida de caráter cautelar justifica-se pelos novos registros de casos confirmados em nosso territórios seu potencial incremento”. O retorno da obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial sobre nariz e boca ocorre nos equipamentos e serviços de saúde públicos e privados.

Também será obrigatório para pessoas sintomáticas ou potencialmente em contato com transmissores, pessoas com resfriado ou gripe, indivíduos não vacinados contra a COVID-19 ou com esquema de vacinação incompleto e os imunossuprimidos.

A população portadora de comorbidades e com risco aumentar de gravidade de doença, como, por exemplo, as gestantes e residentes instituições de longa permanência para idosos, também têm recomendação de utilização da máscara.

O prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio (PSD), confirma a medida. “Estamos fazendo o monitoramento, entendemos que há uma sazonalidade neste aumento e que envolve toda Grande BH. Precisamos estar atentos a esse aumento (de casos)”, afirma.

O prefeito destaca a importância de as pessoas se vacinarem. “Temos observado que o número (de aplicações de vacinas e de procura) tem reduzido muito. É importante que as pessoas procurem os postos de vacinação, as vacinas estão disponíveis, principalmente as pessoas com comorbidades”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia, a Covid-19 é uma doença imunoprevinível, ou seja, pode ser prevenida com a vacinação. “O Sistema de vigilância em Saúde de Santa Luzia está atento aos casos de Covid-19 e está mantendo a epidemia em controle. A pasta reforça a importância da vacinação e informa para a população que o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de segunda a sexta e, todos os sábados, das 8h às 12h, nos postos de saúde Caribé e São Geraldo”, informou.

Os números de casos de Santa Luzia são também discrepantes quando comparados com o restante do estado, mas Minas Gerais como um todo apresenta saltos nos índices de contaminação pelo novo coronavírus.

Mais casos em cidades

Enquanto o boletim epidemiológico de fechamento de mês de 28 de setembro apresentava acréscimo de 0,3% nos casos de Santa Luzia, quando comparado com o de 31 de outubro, essa disseminação chega a 3% (confira o quadro) mais pessoas com exames positivos. A reportagem levantou a situação dos dez municípios mais populosos de Minas Gerais e o aumento de casos é nítido, mas o de mortes não indica disparada.

Em Minas Gerais, os índices dobraram, de 0,3% para 0,6% de ampliação de casos em igual período, segundo os dados da SES-MG. Em Montes Claros, os infectados também dobraram, passando de 0,8% para 1,6% no mesmo período. Multiplicaram por dois, também, em Contagem, de 0,3% para 0,6% e aumentaram cinco vezes em Juiz de Fora, passando de 0,1% de aumento para 0,5%.

Os óbitos pelo novo coronavírus em Minas Gerais aumentaram bastante no mesmo período pesquisado, passando de elevação de 0,08% para 0,1%. Nesse quesito, Santa Luzia se manteve com baixa elevação, de mesma quantidade de mortes entre 30 de agosto e 28 de setembro, para 0,1% de mais óbitos em 31 de outubro. A capital mineira também apresentou dobra no aumento de mortes, de 0,05% para 0,1% dentro do comparativo de boletins epidemiológicos de fechamentos de mês divulgados pela SES-MG.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade