A partir desta quarta-feira (8), uma nova onda de calor está se aproximando do Brasil, trazendo temperaturas escaldantes que podem afetar todo o país, de acordo com o ClimaTempo. A previsão é de que Mato Grosso do Sul possa registrar máximas extraordinárias, atingindo picos entre 42°C e 44°C.
Segundo a agência de meteorologia, a causa desse aumento nas temperaturas é a retomada do ar seco no país, contribuindo para o aumento do calor, podendo superar os 44°C em algumas áreas.
A quarta-feira já será marcada pelo calor intenso nas regiões norte e oeste do Paraná, no extremo oeste de Santa Catarina, em partes do Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.
À medida que avançamos para a quinta-feira (9), o ar frio das madrugadas começa a perder força, e as madrugadas mais quentes voltam a ser um destaque, especialmente em Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso.
Na sexta-feira (10), as temperaturas disparam no interior de São Paulo, com previsão de atingir cerca de 40°C, principalmente no oeste, norte e centro do estado. O Triângulo Mineiro, sul de Goiás e algumas áreas do sul do Tocantins também devem enfrentar calor intenso, juntamente com o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo.
O fim de semana promete ser abrasador em quase todas as regiões do país, com temperaturas podendo ultrapassar os 40°C em áreas que incluem Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, sul e oeste de Goiás, Triângulo Mineiro, interior de São Paulo e Vale do Ribeira. O Grande Rio, região dos Lagos, e o extremo norte do Pará também não ficarão imunes a esse calor intenso.