27 de abril de 2024 17:18

5 áreas com vagas de empregos sobrando em todo Brasil

Se você está em busca de uma profissão em expansão, com grandes chances de sucesso, deveria cogitar algumas dessas áreas

O Brasil é um país um tanto quanto atípico com relação as profissões, isso porque, de um lado temos milhares de pessoas desempregadas, e do outro uma escassez de talentos para determinadas áreas, que inclusive atingiu o seu maior nível dos últimos 17 anos, como consequência, somos hoje o 14º país do mundo que mais sofre com a falta de profissionais para áreas específicas.

Existem diversos motivos que podem justificar o excesso de profissionais em determinadas áreas e a escassez em outras. No entanto, dentre elas, uma que precisa ser destacada como um dos principais fatores é a digitalização das operações, assim como evidenciadas por diversas pesquisas, inclusive uma realizada pela multinacional de seleção e recrutamento de profissionais, a ManpowerGroup.

No entanto, se você é uma das pessoas que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, e acredita no seu potencial, hoje nós vamos apresentar as cinco áreas profissionais que mais possuem vagas de emprego sobrando nas mais diversas regiões do Brasil. Confira!

1. Tecnologia da Informação e Dados

Um dado muito interessante sobre a área de TI, é que cerca de 53 mil profissionais vão se formar em Tecnologia da Informação entre os anos 2021 até 2025, o que parece muito na verdade ainda é muito pouco, perto de uma demanda projetada para mais de 800 mil profissionais, conforme dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom).

Os interessados em adentrarem nesta área de atuação podem desempenhar diversas funções diferentes, consequentemente ocupar cargos que vão de programadores até gestores responsáveis pela a experiência do usuário em sites e aplicativos.

2. Vendas e marketing

Na área de vendas os profissionais são responsáveis por negociar preços, descontos, condições de pagamentos, prazo de entrega, frete e consequentemente fechar negócios. Com relação ao nicho de vendas, é preciso esclarecer que existem muitas vagas de vendedores, no entanto, nem todos se destacam, isso porque, não basta ser comunicativo, é preciso se capacitar com treinamentos e cursos que vão te ampliar o leque de possibilidades e te transformar em um grande vendedor.

Com relação a área de marketing, essa é uma profissional que está passando por uma grande transformação, principalmente porque, hoje grande parte desses profissionais atuam digitalmente, logo, é preciso ir além da compreensão comum do que é o marketing, e pensar como um todo, desde campanhas publicitárias para o público físico quanto digital.

3. Front office

O front office é uma área destinada a lidar com o cliente, em todas as situações, seja antes, durante, ou ainda após a venda. Esses profissionais possuem diversas ocupações diferentes em segmentos diferentes. No caso de um gestor de investimentos, o profissional é encarregado da comunicação total com os clientes.

Já no caso de empresas online de e-commerce, esses profissionais, mais conhecidos como analistas de customer service, ocupam entre outras questões, a validação do atendimento. Independente da empresa que escolher trabalhar, é necessário estar ciente que haverá atividades relacionadas ao atendimento, marketing, desenvolvimento de ideias e produtos.

4. Operações e logística

Por trás da compra do seu item na internet e o mesmo chegar em sua casa, existe toda uma organização do trajeto do produto que você comprou. E isso vai logo no começo, desde a sua fabricação e envio para centros de distribuições, para que posteriormente possa ser vendido e entregue dentro do prazo almejado. Essa é uma ocupação que profissionais de logística estão capacitados a exercer.

Além disso, o profissional da área de logística, também fica por conta de certificar que todas as normas de segurança do transporte estão adequadas, verifica a legislação para movimentação, translado e regras de importação ou exportação. Essa é uma área em franca expansão no Brasil, que demandará cada vez mais por profissionais capacitados.

5. Administração e o suporte aos escritórios

Por fim, mas não menos importante, temos uma área que abriga os mais diversos profissionais que são extremamente versáteis, podendo atuar em diversas funções diferentes dentro de uma organização. Independente do cargo ocupado, seja de auditoria, direção, consultoria ou analise, este profissional está apto a exercer qualquer uma dessas funções.

Com relação a administração, existe muito preconceito sobre o número de profissionais que se formam, no entanto, para se diferenciar no mercado de trabalho, você tem que ser diferente, ou seja, é preciso capacitação, treinamentos e cursos variados, que poderão transformar você em um grande gestor. Mas lembre-se, nesta área, para se destacar e garantir um bom emprego assim como o mercado oferece, é preciso estar a frente do seus concorrentes.

FONTE MEU VALOR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade