27 de abril de 2024 15:22

Minas e boa parte do Brasil devem ter ‘calor sem precedentes’ nesta semana, alerta instituto

Minas Gerais e outros 11 estados estão em alerta para aumento de temperatura por conta do fenômeno chamado “onda de calor”. Se o calor dos últimos dias já foi forte, os especialistas da MetSul Meteorologia alertam para a possibilidade do Brasil enfrentar um “calor sem precedentes” nesta semana.

De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul, cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal podem ter temperaturas máximas acima dos 43ºC (confira abaixo a previsão do tempo para as capitais). Segundo a especialista, a “brutal onda de calor” pode ser tão impactante a ponto de “reescrever a história do clima do Brasil e “mudar a estatística climática nacional”.

“O que se desenha para esta semana em termos de temperatura no Sudeste do Brasil, em particular, é no mínimo extraordinário. Foge muitíssimo ao normal do clima, mesmo em cidades acostumadas a tempo quente durante os meses da primavera e do verão, com marcas excepcionalmente altas.” Estael fala especialmente sobre as altas temperaturas em Minas Gerais, onde a onda calor “deverá fugir ao normal”. A meteorologista afirma que o calor em Minas será extremo: “esta possivelmente será a semana mais quente já observada no estado de Minas Gerais desde o começo das medições há mais de um século. Belo Horizonte deve ter uma sequência impressionante de tardes com 37ºC a 39ºC, não se descartando o primeiro registro da história na casa de 40ºC.”

Quando a onda de calor vai acabar?
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dá o mesmo prazo para Minas Gerais, com os termômetros podendo ultrapassar a barreira dos 40º C neste período. O Inmet avalia estender o alerta da onda de calor em Minas Gerais até sexta (17) ou sábado (18). Essa decisão deve ser tomada nesta segunda-feira (13).
Recomendações da Defesa Civil para os dias de calor:
  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade