27 de abril de 2024 16:35

Santeiro de Congonhas (MG) cria escultura ao vivo no Memorial Vale

Escultor, que se inspira na obra de Aleijadinho, também vai contar histórias enquanto monta um santo de roca no sábado, 18 de novembro.

Luciomar de Jesus, escultor congonhense conhecido como Santeiro, estará no Memorial Vale no dia 18 de novembro, sábado, às 11h, com a ação “Santeiro: ofício além da matéria”. O escultor autodidata, conhecido por desmistificar o ser humano por trás do gênio Aleijadinho, realizará uma escultura ao vivo enquanto compartilha experiências com o público. Passando por contextos históricos na arte do santeiro, o artista irá criar um santo de roca que passa por vários processos de transformação e ressignificação.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/.

Enquanto monta a escultura, Luciomar conta histórias e partilha sua técnica com o público. A iniciativa é do projeto Sensações Memoráveis, com curadoria de Marco Paulo Rolla, e integra a programação especial do Memorial Vale que celebra o Mês da Consciência Negra.

Inspirado na arte do mestre Aleijadinho, Luciomar é conhecido por mostrar os métodos de trabalho do patrono das artes no Brasil. Na sua oficina em Congonhas, na Região Central de Minas, o escultor amarra faixas de tecido na mão. Depois pega o formão e simula a forma de trabalhar de Antonio Francisco Lisboa, quando o mestre do barroco já estava com as limitações causadas por uma misteriosa doença. Luciomar costuma receber visitantes em seu ateliê, localizado perto do Santuário Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, e encanta a todos com sua técnica e produção artística. “Sou autodidata e vivo impregnado pela arte barroca. Sou o que sou por causa de Aleijadinho. Arte é vida e sempre bebi dessa fonte”, afirma com orgulho.

Serviço:

Santeiro: ofício além da matéria

Data/horário: 18 de novembro, sábado, às 11h

Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade