30 de abril de 2024 07:32

Fim dos apps de Bradesco e Itaú é anunciado: entenda o que vai acontecer

Encerramento tanto do app do Bradesco como do Itaú parece já ter data decretada. Confira mais informações e entenda a situação!

Os aplicativos de bancos são considerados uma “mão na roda”, já que permitem que clientes tenham acesso a produtos e serviços sem precisar das agências bancárias. No entanto, de acordo com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, o fim do aplicativo do Bradesco e do Itaú deve ocorrer em breve.

Campos Neto deu essa declaração durante um evento em Chicago, nos Estados Unidos, quando falava sobre o Open Finance, sistema que, segundo ele, vai permitir o compartilhamento de informações financeiras. Esse programa deve, consequentemente, acabar com a necessidade de se ter aplicativos de diferentes bancos.

Encerramento vai atingir tanto o app do Bradesco como do Itaú

Já existe previsão para o fim do app do Bradesco, bem como do Itaú. De acordo com Campos Neto, em até um ano e meio, ou até mesmo dois anos, não haverá mais esse tipo de canal digital. A partir disso, os consumidores terão uma plataforma agregadora que, pelo Open Finance, vai dar acesso a todas as contas. 

Segundo o presidente do BC, a aceitação dos brasileiros ao sistema foi rápida, com algo entre 50 a 60 milhões de adesão mesmo antes de ter acesso às vantagens da inovação. Sendo assim, ele disse que Open Finance gera “portabilidade e comparabilidade em tempo real” e o classificou como o “mais amplo e programável do mundo”.

Ampliação do Open Finance

A intenção é ampliar o sistema para mais produtos, como os seguros, que, segundo Campos Neto, têm muito espaço para crescer no Brasil. Ele disse ainda que, no futuro, haverá competição pelo produto e pelo canal. O Open Finance foi lançado em março do ano passado com intenção de ampliar o Sistema Financeiro Nacional (SFN), composto por diversas instituições.

Em suma, o Open Finance permite o compartilhamento de dados de uma instituição para outra, sendo o cliente responsável por escolher se quer ou não que suas informações sejam repassadas. Entre os benefícios estão:

  • Acesso a melhores ofertas de produtos e serviços;
  • Gerenciamento de contas de diferentes bancos (Bradesco, Itaú, etc.) em um único app;
  • Realização de Pix e outras transferências;
  • Serviços mais personalizados.

FONTE SEU CRÉDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade