Lista traz modelos com anos entre 2003 e 2010, mas com consumo de até 16 km/l
Os carros novos estão cada dia mais caros. Atualmente, nem mesmo o Renault Kwid pode ser encontrado por preços abaixo dos R$ 70 mil. No entanto, não é só de veículos 0 km que vivem os motoristas. Aliás, o mercado de seminovos e usados tem uma série de boas opções que podem encher os olhos (e não esvaziar os bolsos em postos de combustível).
Por isso, pensando em uma solução para quem quer investir pouco e ter custos mais baixos após a compra, Autoesporte preparou uma lista com 10 carros que são econômicos e custam até R$ 20 mil. Confira:
Chevrolet Celta Spirit 1.0 2008 – R$ 19.285
O Chevrolet Celta é um dos carros mais vendidos de todos os tempos no Brasil. Aqui, selecionamos a versão quatro-portas com o acabamento Spirit. Trata-se de um carro bem simples, seja no visual externo ou interno, e até mesmo na mecânica. O motor 1.0 é forte para o hatch e é reconhecido por ser bastante econômico.
- Motor: 1.0 aspirado flex de 70 cv de potência e 8,8 (G)/ 9 (E) kgfm de torque.
- Câmbio: sempre manual de cinco marchas.
- Consumo: 7,6 km/l com etanol e 10,6 km/l com gasolina na cidade. 8,7 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina na estrada.
Renault Clio Authentique 1.0 2008 – R$ 16.497
Esse é um dos modelos que passa despercebido em muitas lojas, anúncios e até listas de carros bons, econômicos e baratos. O Renault Clio é um modelo bastante confiável e que entrega uma boa relação de consumo e potência. Ele será um dos produtos mais fáceis de encontrar em boas condições, entre os listados aqui, e também com os preços mais atrativos.
- Motor: 1.0 aspirado flex de 76 (G)/77 (E) cv de potência e 10 (G)/10,2 (E) kgfm de torque.
- Câmbio: manual de cinco marchas.
- Consumo: 7,9 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina na cidade. 10,1 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina na estrada.
Volkswagen Gol City 1.0 2007 – R$ 18.980
O Volkswagen Gol é figurinha carimbada. Seu motor não é dos mais fortes entre os produtos listados, mas carrega bons números de consumo com etanol e gasolina. A relação do propulsor e o câmbio são bem acertadas e o veículo não tem histórico de manutenção cara. Um desse em boas condições certamente não dará dores de cabeça.
- Motor: 1.0 aspirado flex de 68 (G)/71 (E) cv de potência e 9.4 (G)/9,7 (E) kgfm de torque.
- Câmbio: manual de cinco marchas.
- Consumo: 7,4 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina na cidade / 9,6 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.
Fiat Uno 1.0 Fire Economy 2009 – R$ 19.430
Mais um que não foge dessas listas. O Fiat Uno consegue ter o motor mais fraco que o do Gol. No entanto, a “série” Economy com motor 1.0 Fire é uma das melhores quando falamos de consumo. Não só por carregar um econômetro no painel de instrumentos, mas também por ser disparado o mais econômico da lista. Faz inveja para muito carro 0 km, inclusive.
- Motor: 1.0 aspirado flex de 65 (G)/66 (E) cv de potência e 9,1 (G)/ 9,2 (E) kgfm de torque.
- Câmbio: sempre manual de cinco marchas.
- Consumo: 8,8 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina na cidade. 9,9 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina na estrada.
Ford Fiesta 1.0 Class 2008 – R$ 19.029
O Fiesta Class tem motor 1.0 e quatro portas, e é um carro bastante versátil para usar no dia a dia. A mecânica é confiável e entrega bons números de consumo, principalmente com gasolina. Fora da cidade, encosta nos 16 km/l. Em relação aos concorrentes, principalmente de Fiat e Volkswagen, oferece um acabamento interno superior.
- Motor: 1.0 aspirado flex de 71 (G)/73 (E) cv de potência e 9,1 (G)/ 9,3 (E) kgfm de torque.
- Câmbio: sempre manual de cinco marchas.
- Consumo: 8 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina na cidade. 9,8 km/l com etanol e 15,9 km/l com gasolina na estrada.
Citroën C3 Exclusive 1.4 2007 – R$ 18.524
Esse pode fazer muita gente torcer o nariz, mas o C3 1.4 é um carro bem construído e mais equipado do que os rivais. Ele não tem problemas de suspensão como o Peugeot 206 tinha, por exemplo. Seu consumo é pior que o dos rivais, e o motivo é o motor, que é maior. Só que é mais potente e tem mais torque, o que permite usá-lo na estrada com mais fôlego do que os concorrentes listados aqui.
- Motor: 1.4 aspirado flex de 80 (G)/82 (E) cv de potência e 12,6 (G/E) kgfm de torque.
- Câmbio: manual de cinco marchas.
- Consumo: 7,6 km/l com etanol e 10,2 km/l com gasolina na cidade. 9,1 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina na estrada.
Volkswagen Polo 1.0 Mi 2003 – R$ 18.727
O Volkswagen Polo foi um dos lançamentos mais importante do nosso mercado no início do século. Uma pena que para caber no teto R$ 20 mil apenas a versão 1.0 Mi, lá de 2003, é selecionável. A boa notícia é que ele já tem 20 anos de uso e, por isso, no ano que vem será isento do pagamento de IPVA. Seu motor é movido apenas a gasolina e o consumo é bom para estrada. Tem um dos melhores acabamentos internos da lista.
- Motor: 1.0 aspirado a gasolina de 79 cv de potência e 9,7 kgfm de torque.
- Câmbio: manual de cinco marchas.
- Consumo: 8,1 km/l com gasolina na cidade. 14,2 km/l com gasolina na estrada.
Fiat Palio 1.0 Fire 2006 – R$ 17.137
O Palio Fire é maior que um Fiat Uno. Isso quer dizer que você terá mais espaço interno para acomodar os passageiros. A versão selecionada é a de quatro portas, mas o motor é o mais fraco entre todas as opções citadas (o Uno tem o mesmo motor, mas abastecido a álcool tem mais potência e torque). Seu consumo rodoviário é muito bom.
- Motor: 1.0 aspirado gasolina de 65 cv de potência e 9,1 kgfm de torque.
- Câmbio: sempre manual de cinco marchas.
- Consumo: 11 km/l com gasolina na cidade. 15 km/l com gasolina na estrada.
Chevrolet Corsa Maxx 1.0 2008 – R$ 19.538
O Chevrolet Corsa era vendido como um carro acima do Celta aqui no Brasil. Isso quer dizer que ele tem melhor acabamento interno e mais equipamentos, dependendo da versão, que o irmão menor. O motor, por exemplo, é mais forte no Corsa e o consumo é bem próximo. Visualmente, ele é mais interessante que o Celta e envelheceu super bem. Pode ser encontrado mais facilmente com vidros e travas elétricas, além da direção hidráulica.
- Motor: 1.0 aspirado flex de 77 (G)/ 79 (E) cv de potência e 9,3 (G)/9,4 (E) kgfm de torque.
- Câmbio: sempre manual de cinco marchas.
- Consumo: 7 km/l com etanol e 10,9 km/l com gasolina na cidade. 8,5 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina na estrada.
Ford Ka 1.0 Tecno 2010 – R$ 18.652
O Ford Ka é outro carro confiável, mas é o único modelo que só pode ser comprado em carroceria duas-portas. Tem bons números de potência e torque e um consumo dentro do esperado para a proposta. Assim como os outros nove acima, ele é bem econômico com motor 1.0. Peca por não ter portas traseiras. Mas pode oferecer um acabamento interno mais interessante e é o carro mais novo da lista.
- Motor: 1.0 aspirado flex de 69 (G)/72 (E) cv de potência e 8,9 (G)/ 9,3 (E) kgfm de torque.
- Câmbio: sempre manual de cinco marchas.
- Consumo: 7,4 km/l com etanol e 9,6 km/l com gasolina na cidade. 10,6 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina na estrada.
FONTE AUTO ESPORTE GLOBO