13 de abril de 2024 19:35

Assembleia Conjunta: AMALPA e Consórcios no município de Jeceaba

No dia 01/12, aconteceu a Assembleia Extraordinária da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba no município de Jeceaba e contou com a participação do ECOTRES – Consórcio Público de Tratamento de Resíduos Sólidos, CODAP – Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba, CISAP – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paraopeba e Vale do Piranga, CASIP – Consórcio de Iluminação Pública e CONDAPAV – Consórcio Público para o Desenvolvimento da Microrregião do Alto Paraopeba e Vertentes.

Compuseram a mesa de honra o Presidente da AMALPA e Prefeito de Ouro Branco Hélio Márcio Campos, o Prefeito anfitrião e Presidente do CASIP José Donizete Almeida Maia, o Presidente do ECOTRES e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus Leão Dutra, o Presidente do CONDAPAV e Prefeito de Queluzito Danilo Rodrigues de Albuquerque, o Vice-Presidente da AMALPA e do CODAP Dr. Cláudio Antônio de Souza, o Subsecretário de Emprego e Renda do Governo do Estado Arthur Campos e o Ex-Presidente da AMALPA e Ex-Prefeito de Desterro de Entre Rios Arcanjo Oliveira Dávola.

O hino nacional foi representado pela Sra. Maria José Gomes de Matos, conhecida como Zezeca.

O Presidente da AMALPA e Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos abriu a Assembleia Extraordinária da AMALPA e consórcios e falou sobre a importância das reuniões conjuntas para um maior fortalecimento, onde conseguimos abranger mais municípios, contando com um número expressivo de prefeitos presentes, visando sempre que as decisões e ações sejam mais dentro dos municípios e menos em Brasília.

O Prefeito anfitrião e Presidente do CASIP José Donizete Almeida Maia falou sobre a gestão que ele busca no município sempre com transparência e qualidade, e que essas reuniões conjuntas só auxiliam no fortalecimento.

O Presidente do ECOTRES e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus Leão Dutra falou sobre as dificuldades enfrentadas e que mesmo assim obtivemos conquistas para toda região. Também citou alguns pontos que precisam ser retomados, que já foram iniciados pela AMALPA e é necessário ter seguimento, como a reinstalação da SEPLAG, uma maior atenção do DER-MG às nossas estradas e o aeroporto de Conselheiro Lafaiete, que é necessário a cobrança dos recursos federais prometidos.

O Vice-Presidente da AMALPA e do CODAP Dr. Cláudio Antônio de Souza falou da constante busca para que os caminhos sejam sempre em movimento crescente, para que as reuniões tragam soluções mais modernas, simplificadas, uma vez que o mandato é muito curto, então é necessário que sejam resolutivos.

O Presidente do CONDAPAV e Prefeito de Queluzito Danilo Rodrigues de Albuquerque elogiou a quantidade de prefeitos presentes e que todas as reuniões possam ser sempre com esse número expressivo de prefeitos e convidou para a audiência pública da termoelétrica em Queluzito, no dia 07/12, que irá gerar emprego para toda a região.

O Subsecretário de Emprego e Renda do Governo do Estado Arthur Campos falou sobre a importância da regionalização, onde a união faz todos crescerem juntos. Além disso apresentou os dados do SINE, onde a maioria dos municípios da região apresentaram saldos positivos e que hoje é fundamental a qualificação da mão de obra, para gerar mais empregos àqueles que precisam.

O Ex-Presidente da AMALPA e Ex-Prefeito de Desterro de Entre Rios Arcanjo Oliveira Dávola falou sobre a necessidade da participação e presença dos prefeitos, da importância da representatividade da AMALPA, onde apresenta um trabalho eficiente e necessário, principalmente na parte de engenharia e topografia, além de cumprir com excelência seu papel de representação politica perante os governos federal e estadual. 

Os analistas do SEBRAE Aristides Rocha, Grazielle Cotta e Cássio Duarte falaram sobre a necessidade da liberdade econômica, através do REDESIM + SIMPLES como melhorar o desempenho das prefeituras no processo de formalização de empresas.

O Coordenador de Filial da Caixa Econômica Federal Cristiano Freire apresentou novos projetos para os municípios com propostas de financiamento e assessoramento técnico.

O Auditor Fiscal do Ministério da Agricultura e Pecuária Fábio Konovaloff apresentou e falou sobre o SIM – Selo de Inspeção Municipal do CODAP que agora é nacional, com isso produtos vinculados aos estabelecimentos por eles cadastrados poderão ser comercializados em todo território nacional, ampliando mercado, gerando emprego e renda.

Estiveram presentes os Prefeitos de Barra Longa Fernando Carneiro representado pelo Antônio Alcides, de Brás Pires Domingos Rivelli, de Belo Vale Waltenir Liberato, de Casa Grande Luiz Otávio representado pelo Secretário de Governo Maurilio, Catas Altas da Noruega Paulo Ladislau, de Congonhas Cláudio Antônio, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Cristiano Otoni Carlos Roberto, de Desterro de Entre Rios Wagno Almeida, de Jeceaba José Donizete, de Lamim Mirene das Graças representada pela Presidente da Câmara Ariane Pedrosa, de Ouro Branco Hélio Campos, de Queluzito Danilo Albuquerque, de Piedade dos Gerais Daniel Maurício, de Rio Espera Juliano Benício, de Santana dos Montes Avanilson Alves representado, de São Brás do Suaçuí Geraldino Pacheco e de Senhora de Oliveira José Aureliano.

Os Vice-Prefeitos de Conselheiro Lafaiete Marco Antônio, de Ouro Branco Celso Roberto e de Queluzito Joaquim Pereira.

Os Vereadores de Conselheiro Lafaiete Osvaldo Silva, de Cristiano Otoni Laryssa de Paula, de Queluzito Neusa Albuquerque, de São Brás do Suaçuí Jandir Silva e de Senhora de Oliveira Júlio César.  

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade