27 de abril de 2024 07:30

Por que embrulhar a chave do carro em papel alumínio?

Não sabe ainda como é que o papel alumínio pode ser útil para a proteção da chave do seu carro? Então descubra a seguir.

Se você já viu alguma pessoa falar a respeito dos cuidados básicos com a chave do carro, talvez já tenha escutado algo sobre o truque do papel alumínio. É por causa desse segredo de que muitos motoristas adquiriram o costume de embrulhar a chave no papel laminado — mas você sabe por que isso é feito?

Ao contrário do que se possa deduzir em um primeiro momento, o truque da chave do carro envolta em papel alumínio não tem relação com a preservação ou a limpeza do material, mas sim com a segurança do veículo.

Por que embrulhar a chave do carro em papel alumínio?

Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrarmos veículos que vêm acompanhados de chaves inteligentes, até mesmo quando falamos em versões mais populares de alguns modelos um pouco mais caros.

Essas chaves às vezes funcionam de forma totalmente eletrônica para destravar a porta do carro ou dar a partida, por exemplo, transformando os veículos em modelos praticamente semiautomáticos.

O truque de embrulhar a chave em um pedaço de papel alumínio é usado para evitar a ação de criminosos. A medida é especialmente importante para os modelos de chave que também têm função de controle remoto e permitem que o condutor execute comandos à distância.

Basicamente, o papel alumínio cria uma espécie de barreira de proteção na chave do carro, impedindo a ação de criminosos que usam a tecnologia para roubar as informações da chave original e criar uma chave clonada, capaz de dar a partida no automóvel.

Por isso, se você tiver um desses modelos de chave, é possível usar um pedaço de papel alumínio para enrolar o objeto sempre que sair do seu carro. Basta embrulhar a chave antes de guardá-la no bolso, pois, dessa forma, ela não poderá ter as suas informações acessadas por dispositivos espiões.

Como funcionam as chaves de carro inteligentes?

As chaves de carro mais modernas, que são aquelas que servem também como um controle remoto, funcionam ao se comunicar com a antena que está instalada no automóvel. Assim, é possível acionar o comando que o condutor quiser, incluindo dar a partida.

Os criminosos costumam agir interceptando esse sinal, da mesma forma que os hackers conseguem invadir alguns sistemas de dados, e replicando as informações roubadas a outras chaves.

Hoje em dia, além do truque do papel alumínio, há também produtos disponíveis para a compra. São caixinhas ou pequenas bolsas nas quais a chave pode ser guardada sem que suas informações possam ser captadas por terceiros. O papel alumínio é, então, uma versão mais barata de proteção.

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade