27 de abril de 2024 12:34

URGENTE: Governo lança empregos para inscritos no Cadúnico

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está preparado para lançar um novo programa social que pretende diminuir a taxa de desemprego e incentivar o empreendedorismo no país. O plano, batizado de “Redução da Pobreza”, promete aproximar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) a companhias e instituições dispostas a oferecer vagas de trabalho.

Rumores sobre um programa com esse foco circulam há algum tempo, mas só agora foram confirmadas oficialmente por Luiz Carlos Everton, atual secretário de Inclusão Socioeconômica. Grandes instituições já estão associadas à iniciativa, como o sistema S, o Carrefour, as Empresas Coca-Cola e o Grupo Mateus.

Como o programa Redução da Pobreza para inscritos do Cadúnico vai funcionar?

Através do portal governamental gov.br, os inscritos no CadÚnico terão a oportunidade de visualizar vagas de emprego em sua localidade e se candidatar a elas. Posteriormente, o RH da empresa contrata os candidatos que atendem ao perfil procurado. É uma maneira eficaz e moderna de aproximar o público desempregado de empresas em busca de funcionários qualificados.

Qual a importância do empreendedorismo no programa?

Somado a este incentivo ao emprego direto, o programa “Redução da Pobreza” busca incentivar o microempreendedorismo, oferecendo treinamento para aqueles inscritos no CadÚnico que desejam iniciar o próprio negócio. Instituições como o SEBRAE irão participar deste processo de capacitação.

Atualmente, o total estimado de pessoas economicamente ativas e inscritas no CadÚnico é de 28 milhões. Deste grupo, milhões já trabalham por conta própria, indicando um interesse latente pelo empreendedorismo que o novo programa governamental espera atender.

O Ministério ressaltou ainda que a plataforma foi criada internamente, sem a necessidade de gastos adicionais. Assim, a efetivação do programa “Redução da Pobreza” demonstra não apenas uma tentativa efetiva de combater o desemprego e fomentar o empreendedorismo, mas também uma inovação na forma de utilizar a tecnologia para aproximar pontas distantes no campo do trabalho.

FONTE BM&C NEWS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade