Uma massa de ar muito quente deve elevar a temperatura para acima da média em vários estados do Brasil, incluindo Minas Gerais, na metade deste mês. A previsão é da MetSul Meteorologia, que projeta temperatura acima dos 40ºC. Não será uma onda de calor como as registradas recentemente, mas acima dos padrões para o mês.
“A massa de ar quente será ampla e vai alcançar os estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste com marcas muito acima da média histórica de dezembro, entretanto os maiores desvios da climatologia histórica tendem a se dar no Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul”
Ainda conforme a MetSul, a região Sul do país será a mais atingida. “O Rio Grande do Sul teve um episódio de calor muito intenso de um dia apenas no início do mês, mas não foi de grande abrangência. Desta vez, o calor forte a intenso atingirá uma área muito maior no território brasileiro, afetando diversos estados.
O instituto destaca que máximas na casa dos 40ºC, que se tornam menos prováveis nesta época pela atmosfera mais úmida, podem ser anotadas no Centro-Oeste. “Calor muito intenso para os padrões de dezembro pode atingir ainda o interior de São Paulo, onde também nesta época do ano a chuva habitualmente evita máximas muito altas como as da estação seca”, destaca.