A Secretaria de Cultura lança o minidocumentário A VOZ DOS RIOS idealizado e produzido pelo integrante da Seresta Rios ao Luar Nelson de Resende e que homenageia o cantor e compositor Tikito que é integrante da Seresta, que faz e fez história como uma das grandes vozes da nossa cidade.
Hoje (20), Entre Rios de Minas completa 310 anos de fundação que remete aos primeiros moradores, os portugueses Pedro Domingues e Bartolomeu Machado que, em 20 de dezembro de 1713 ganharam a carta de sesmaria concedida por Dom Brás Baltazar da Silveira para o local chamado “O Bromado, no caminho novo que vem da vila de São João del Rei para as Minas Gerais”. Eles construíram suas casas do lado direito do rio brumado. A casa de Pedro Domingues existiu na rua chamada dos Cruzeiros, até o ano de 1915 quando foi demolida. Já a residência de Bartolomeu Machado foi construída aonde hoje se encontra a Fazenda do Engenho, e foi ele que anos depois construiu a capela em homenagem a Nossa Senhora das Brotas. Aos arredores desta capela surgiu o povoado chamado inicialmente de “Bromado”, depois “Rio Acima”, “Brumado do campo” e “Brumado do Suaçuí” quando foi elevado a distrito de Conselheiro Lafaiete em 1832, e a município independente em 1875. Três anos depois foi modificado o nome da cidade para Entre Rios, por estar situada entre os rios Camapuã e Brumado. Em 1938 mudou-se a denominação da cidade para João Ribeiro e 1953 recebeu o nome atual de Entre Rios de Minas.
Apoiado através do edital 08/2023 de Valorização do Patrimônio da Secretaria de Cultura Esporte Lazer e Turismo o minidoc já está no ar e pode ser acessado pelo link abaixo: