O procedimento de instalação desse tipo de tranca não é considerado complexo e pode ser feito pelos usuários, desde que sigam com atenção as etapas requeridas.
Saber como instalar uma fechadura eletrônica pode ser uma tarefa bastante útil para quem busca maior segurança residencial. O procedimento de instalação desse tipo de tranca não é considerado complexo e pode ser feito pelos próprios usuários, desde que sigam com atenção as etapas requeridas. Fechaduras eletrônicas são dispositivos importantes em casas conectadas, oferecendo ganhos tanto na segurança quanto na comodidade.
Com métodos de autenticação avançados, como códigos PIN, biometria e integração com sistemas de segurança, as fechaduras eletrônicas oferecem uma camada de proteção adicional ao usuário. Em termos de conveniência, elas podem ser controladas remotamente, permitindo acessos temporários e monitorar quem entra e sai por meio de aplicativos. Confira a seguir o passo a passo de como instalar uma fechadura eletrônica na sua casa.
Passo 1. Certifique-se de escolher um modelo compatível com a sua porta e a estética que deseja imprimir. Procure o site de fabricantes para ter acesso às medidas do produto. Além disso, você pode optar entre fechaduras de sobreposição, que possuem uma tranca aparente, ou fechaduras embutidas, em que o trinco não fica visível, pois está instalado na parte interna da porta.
Passo 2. Remova a fechadura e a maçaneta antigas com auxílio de uma chave de fenda. Procure parafusos visíveis na parte interna e externa da porta e remova-os. Dependendo do modelo, pode haver também placas de fixação ou rosetas ao redor da fechadura.
Passo 3. Abra a caixa da sua nova fechadura eletrônica e utilize o manual do produto para saber detalhes sobre o processo de instalação. Geralmente as fabricantes disponibilizam um gabarito, que deve ser fixado na porta para realizar os furos de forma correta.
Passo 4. Com o auxílio de uma furadeira e broca chata de madeira com a milimetragem indicada no manual, faça os furos da sua fechadura eletrônica conforme o gabarito.
Passo 5. Instale o mecanismo na parte lateral da sua porta. Na maioria dos modelos de fechaduras eletrônicas, o mecanismo tem de dois a quatro parafusos que devem ser aparafusados na sua porta. Verifique se a lingueta está posicionada conforme a abertura da porta.
Passo 6. Instale a parte externa da fechadura eletrônica. Em alguns modelos, o suporte da alavanca interno e externo é bem semelhante, utilize o manual do produto para saber diferenciá-los corretamente.
Passo 7. Após instalar a parte externa, é hora de instalar a parte interna. Nessa etapa, pode ser necessária uma conexão por cabos entre a parte externa e interna, uma vez que a parte interna geralmente é onde fica a alimentação do produto, seja por baterias ou eletricidade.
Passo 8. Verifique no manual da fechadura eletrônica que tipo de alimentação ela possui. Muitos modelos são alimentados por pilhas. Se for o caso, coloque-as no dispositivo e verifique se ele entra em funcionamento.
Passo 9. Siga o manual para realizar o cadastro das senhas. Geralmente, isso é feito mediante um painel de controle na própria fechadura ou por meio de um aplicativo conectado, dependendo do modelo da fechadura eletrônica. Pelo aplicativo, também é possível ter acesso a configurações mais específicas do uso do dispositivo, como atribuição a permissões às senhas como horários de acesso, limitações de uso ou restrições específicas.
Com informações de Instructables
FONTE TECH TUDO