Parceria Associação Natividade, Gerdau e PMOB garante sucesso do Projeto Conexão SK8, Skate gratuito
O ato de fazer algo pela primeira vez, geralmente é inesquecível, e pensar quantas vezes a nossa vida muda de direção quando estamos abertos a novas experiências que nos faz crescer como ser humano. A vida é feita de escolhas, e a decisão de aproveitar as oportunidades faz se abrir também um universo de possibilidades. Assim foram a escolha de alunos e alunas do Projeto Conexão Sk8, um projeto que promove a iniciação esportiva de crianças e adolescentes enquanto difunde a prática e os valores do Skateboard, esporte que teve sua estreia olímpica realizada em 2022. As oficinas de skate em Ouro Branco-MG são realizadas pela Associação Natividade, com patrocínio Gerdau e apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco-MG.
O projeto fomenta a cadeia produtiva do esporte, aumentando a base de praticantes por meio de aulas sistematizadas e supervisionadas por profissionais de educação física e praticantes da modalidade. O sucesso de qualquer modalidade depende da sua base de praticantes, ou seja, da oferta de potenciais talentos esportivos para que a cadeia 2 produtiva do esporte funcione de maneira adequada, de acordo com a CBSK (Confederação Brasileira de skate). No Brasil que começou como uma atividade de lazer na década de 60, chamado de surfinho ou surf de asfalto, se transformou em um esporte muito praticado, sendo mais de 2,7 milhões de praticantes atualmente, fazendo parte da lista dos esportes mais praticados no Brasil. Os Brasileiros podem se orgulhar da qualidade de seus skatistas, pela qual elevam a bandeira brasileira muitas vezes no lugar mais alto do pódio, isso já acontece por longos anos no cenário mundial deste esporte. No Brasil, muitos atletas têm se destacado especialmente desde a década de 90. Alguns dos nomes mais relevantes desse esporte são os brasileiros Bob Burnquist (Robert Dean Burnquist) e Mineirinho (Sandro Dias), que marcaram história sendo campeão mundial quatro vezes na modalidade Vertical, e entre muitos outros skatistas de renome internacional de diversas modalidades do Skate.
O esporte vem sendo um dos mais democráticos, onde pessoas com deficiência física não sentem limitação em praticar, sendo abraçados de forma igualitária e sendo valorizados pela sua grande determinação em praticar o esporte. É notável também que a idade não impede a prática do skate, desde crianças até a terceira idade. E dentre outras modalidades do esporte temos a modalidade Street (Rua) que destacamos nomes como ( Rayssa Leal ) Skatistas de alto nível da categoria feminina e ( Giovanni Vianna) da categoria masculina, são os atuais campeões do mundo na modalidade de rua SLS 2023. 3 Os alunos e alunas do Projeto Conexão Sk8 e os pais podem ser orgulhar de seus filhos e filhas, estão praticando um esporte onde skatista brasileiros são muito respeitado no cenário mundial, um esporte com aspecto criativo, e onde pratica valores como determinação, confiança, coragem, desenvolve agilidade, flexibilidade e pensamento lógico e de segurança. O skate é considerado um esporte radical, sendo um dos mais conhecidos atualmente. Tem crescido nos últimos anos e atraído um grande número de patrocinadores, muitos talentos do skate surgiram de cidades do interior do Brasil, principalmente Minas Gerais, como o Skatista Profissional Filipe Mota de 16 anos da cidade de Patos de Minas, que vive do skate na Califórnia/EUA. Os campeonatos são cada vez mais disputados, se tornou um esporte olímpico, e a decisão de seguir carreira neste esporte é muito próspera e gratificante, e o inesquecível fica na memória de cada menino e menina do Brasil que no passado escolheram o skate, e hoje são campeões mundiais.
Texto Eduardo A Rodrigues