27 de abril de 2024 03:57

Governo de Minas divulga resultado da pesquisa “Quais são os interesses e sonhos da juventude mineira?” 

Estudo já disponível para consulta revela que ter acesso a cursos e formações profissionais é importante para 60% dos jovens 

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), empreende esforços para capacitar e aprimorar as perspectivas de emprego para os jovens no estado. 

Uma das ações é pesquisa realizada em parceria com a Um Milhão de Oportunidades para o Futuro Minas Gerais (1MiOMG), iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A última edição, em novembro de 2023,  tem como objetivo compreender as diversas especificidades e interesses da juventude.

Cerca de 600 participantes responderam ao questionário “Quais são os interesses e sonhos da juventude mineira?” por meio do U-Report Brasil, programa global do Unicef que utiliza redes sociais para realizar enquetes por meio de um chatbot, assistente virtual capaz de manter uma conversa em tempo real por texto. 

SEE / Reprodução

Demandas 

Com os resultados, é possível avaliar a demanda dos jovens por oportunidades de trabalho, considerando gênero, localização e idade.

A pesquisa revelou que 86% das respostas foram de mulheres, 11% de homens e 2% não-binários. 

A maioria desses participantes busca oportunidades de aprendizado, estágios e empregos por meio de redes sociais (39,95%), seguidos daqueles que utilizam portais e sites de emprego (16,98%). 

Constatou-se também que 36% dos participantes fazem algum curso e estão em busca de oportunidades de trabalho, enquanto apenas 5% não cursam ou procuram emprego.

“A pesquisa nos ajuda a subsidiar quais são os interesses dos nossos jovens e, principalmente, o que estão buscando para o futuro deles. Assim, nos leva a criar políticas públicas para atender a essas expectativas e poder fomentar cursos de qualificação profissional, que levem esses estudantes ao mercado de trabalho com capacitação, de forma que eles possam ser inseridos nesse contexto com mais oportunidades”, afirma a coordenadora da Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza. 

Análise 

A análise das respostas coletadas permitirá à 1MiO e ao Governo de Minas compreender melhor as aspirações da juventude mineira e adaptar a oferta de oportunidades para atender a essas necessidades. Os resultados podem ser acessados neste link.

A plataforma 

Em agosto de 2023 foi estabelecida parceria com o Unicef para criar a plataforma digital Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais (1MiOMG). 

Essa plataforma tem o objetivo de facilitar a transição dos jovens que frequentam ou concluíram cursos de formação profissional do Governo de Minas para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que incentiva o setor privado a promover oportunidades, inclusão e desenvolvimento desse público.

Três grandes empresas multinacionais já firmaram parceria com o Governo de Minas no programa, Mercado Livre, Paul Wurth e Milplan, reforçando o compromisso de criar e divulgar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho a jovens e adolescentes, com foco em grupos em situação de vulnerabilidade. 

FONTE AGÊNCIA MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade