Dados reforçam alerta para cuidados necessários para as chuvas fortes previstas para os próximos dias no Estado
Minas Gerais registrou média de um pedido de socorro a cada dez minutos por ocorrências relacionadas à chuvas durante o mês de dezembro. No período, mais de 4.700 ocorrências do tipo foram registradas em todo Estado. O balanço é do Corpo de Bombeiros, divulgado nesta quinta-feira (4 de janeiro). As autoridades também alertam para as chuvas fortes previstas para os próximos dias.
De acordo com dados dos Bombeiros, foram 4.796 ocorrências de chuva em todo o Estado. Entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, data que marca a virada do ano, a instituição recebeu 120 chamadas de ocorrências relacionadas à chuva somente nos municípios de Contagem e Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na região da Vila Marimbondo, em Contagem, foram contabilizados mais de 50 registros de pedidos de socorro.
Os dados alertam para ocorrências ligadas às chuvas nos próximos dias, resultado da atuação de um canal de umidade que está sobre o estado. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), estão previstas chuvas com acumulados pluviométricos consideráveis para esta quinta e sexta-feira (4 e 5).
As precipitações podem provocar enxurradas e alagamentos. Diante disso, o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, pede cautela à população. “Não tente atravessar enxurradas ou áreas alegadas, pois além de esconder buracos, a força da água pode acabar te arrastando. A opção mais segura é esperar em um local seguro até que o caminho seja liberado, ou até mesmo mudar o trajeto”, orienta.
A ocorrência de chuvas por dias seguidos também chama atenção para o aumento dos riscos de deslizamentos de terra, já que o solo está encharcado. “Se você notar trincas ou rachaduras nas paredes, no piso ou no chão, chame a Defesa Civil por meio 199 para realizar uma vistoria, e saia da área afetada o mais rápido possível”, explica o tenente-coronel. Outros sinais de alerta são portas e janelas emperradas, inclinação de muros, postes e árvores, e estalos na estrutura.
Canais de alerta
Como forma de conscientizar a população, a Defesa Civil de Minas Gerais lançou a campanha Cadastre Aí, que divulga e incentiva a inscrição do sistema de alertas do órgão. Para receber os avisos meteorológicos, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. A partir do cadastro, o usuário passa a receber todos os alertas pelo celular.
Além disso, no Instagram da Defesa Civil Estadual (@defesacivil_mg), está disponível o projeto Você Mais Seguro, onde os seguidores têm acesso a dicas de segurança para temas específicos, como alagamentos, enxurradas, vendavais e raios.
Previsão do tempo
Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o tempo segue muito instável ao longo dos próximos dias em Minas Gerais.
Há previsão de chuva intensa e acumulado pluviométrico significativo, entre 80 e 125 milímetros, em áreas das mesorregiões Noroeste, Norte, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Metropolitana de Belo Horizonte. Já nas demais regiões, a previsão é de acumulado de chuva entre 20 e 80 milímetros.
Veja dicas de segurança para o período:
- Confira a previsão do tempo;
- 20 centímetros de água já podem atingir a maioria dos escapamentos dos veículos e, assim, ocasionar o desligamento do motor;
- Não pare o carro próximo a postes ou árvores;
- Evite locais baixos, nunca enfrente áreas inundadas e conheça os pontos de alagamento de sua região para ter rotas alternativas em mente;
- Dirija devagar e fique longe dos veículos à frente;
- Ao atravessar pontos de alagamento, mantenha a aceleração contínua em primeira marcha. Evite a troca de marchas durante as travessias para que não haja entrada de água no sistema do veículo e o desligamento dele;
- Se o seu veículo desligou ou perdeu a tração dentro de uma área de alagamento e não é possível abandoná-lo com segurança, mantenha a calma, ligue 193, solicite socorro e informe a sua localização exata.
FONTE O TEMPO