As eleições já começaram em Santana dos Montes (MG) e as articulações e movimentações estão intensas na cidade cujo colégio tem pouco mais de 3,1 mil eleitores que irão às urnas em outubro para escolher o novo mandatário (2025/2028). Eleito com menos de 50 votos de diferença de seu oponente, Evanilson Alves (Republicanos), mais conhecido como “Cici”, vem para sua reeleição confiando em seu retrospecto político e do legado de sua administração.
Do outro lado oposicionista, o candidato é o ex-prefeito Vicente Nunes (2005/2012) que tenta emplacar seu nome na disputa. As informações colhidas por nossa reportagem apostam em uma contenda muito competitiva e acirrada dos grupos políticos hegemônicos na cidade cuja disputa é sempre polarizada. “Não dá para prever um vencedor e o resultado deve ser como nas eleições passadas quando o atual prefeito venceu com menos de 2%, o que equivale e 49 votos. O cenário caminha para um confronto sem favorito neste primeiro momento”, disse uma liderança local.
Ele citou que a disputa chega em um momento político de confronto em entre grupos. Isso porque está em curso na Câmara Municipal uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurar possíveis irregularidades no concurso público cuja homologação dos nomes gerou polêmica na cidade. A CPI deve finalizar seu trabalho no primeiro trimestre e o resultado final ainda é incógnita. O Prefeito Cici não tem maioria no Legislativo, mas o clima é um caldeirão fervendo no cenário político.
A disputa promete esquentar a simpática e hospitaleira Santana dos Montes. “Quem viver, verá!” Ninguém aposta em um vencedor!