Os 13 vereadores da Câmara de Vereadores de Conselheiro Lafaiete (MG) iniciaram ontem (1), durante a primeira sessão de 2024, com uma novidade com a implantação do sistema eletrônico utilizando o tablet como equipamento interligado ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) do Interlegis/Senado Federal, que a Câmara adotou gratuitamente. O sistema automatiza o processo desde a inserção no sistema do projeto de lei até a sua aprovação e sanção.
O Painel Eletrônico facilita os trabalhos da Mesa Diretora, quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem. Promove também a transparência dos trabalhos com a exibição de informações como presença no expediente, matérias em votação, votos dos parlamentares etc.
Por meio dos tablets, além da pauta, eles terão acesso às informações sobre a sessão e outras questões do processo legislativo em plenário. Os pareceres, por exemplo, e outras questões ocorridas anteriormente, os vereadores conseguem acessar pelo site.
O novo sistema vai exigir mais atenção dos vereadores, mas também agilizará as votações, com modernidade e segurança. A integração pelo tablet manterá servidores e vereadores conectados e permitirá maior interação entre vereador e as informações do que acontece em plenário. A iniciativa deverá reduzir o uso de documento impresso, além de promover maior transparência aos munícipes sobre o posicionamento de cada vereador na hora das votações.