27 de abril de 2024 04:38

UFJF abre inscrições para cursos de graduação a distância; são mais de 900 vagas

Candidatos podem se inscrever até as 18h do dia 29 de fevereiro, somente on-line e no site da Copese.

A Universidade Federal de Juiz de Fora está com inscrições abertas para o Processo de Seleção para ingresso nos cursos de Graduação a Distância 2024.

São 907 vagas distribuídas nas Licenciaturas em: Computação, Matemática, Química, Física, Educação Física e Pedagogia nos Polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Andrelândia, Barão de Cocais, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cambuí, Carandai, Carangola, Cataguases, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Durandé, Governador Valadares, Ilicínea, Ipanema, Itamonte, Lagoa Santa, Lavras, Sete Lagoas e Varginha.

Confira as vagas para a região:

Os interessados podem optar por uma das modalidades de ingresso: aproveitamento da média das notas de Português e Matemática, com apresentação do histórico escolar do ensino médio, para concorrer a 70% das vagas destinadas para o público em geral ou concorrendo às vagas destinadas a professores da rede pública de ensino, em exercício, sem formação inicial em nível superior, ou que não possuam formação na área em que atuam, candidatando-se a 30% do total das vagas.

  • Os professores devem comprovar vínculo com as suas respectivas redes de ensino e apresentar, como requisito obrigatório, seu cadastramento na Plataforma Freire.
  • De acordo com o edital, o candidato deve optar pelo polo de preferência, onde pretende cursar a graduação escolhida. Havendo número de inscritos superior na modalidade para professores, o critério de escolha será de acordo com o maior tempo de serviço; persistindo o empate, com o de maior idade.

Isenção

A isenção da taxa de inscrição no processo de seleção poderá ser solicitada somente no ato do cadastramento on-line da inscrição, das 15h do dia 02 de fevereiro até as 16h do dia 14 de fevereiro, na Área do Candidato. O candidato deve consultar, no site da Copese, o resultado da sua solicitação de isenção de taxas, a partir das 15h do dia 20 de fevereiro de 2024.

O candidato que tiver sua solicitação de isenção indeferida deve, no mesmo site do cadastramento da inscrição, gerar a GRU e efetuar o pagamento da taxa de inscrição nas condições e nos prazos estabelecidos de acordo com o edital, para que, assim, sua inscrição possa ser deferida e efetivada, o que ficará comprovado com a emissão do comprovante definitivo de inscrição.

Já o candidato que tiver sua solicitação de isenção deferida precisa verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição para a garantia de que sua inscrição foi efetivada.

Inscrições

Os candidatos podem se inscrever até as 18h do dia 29 de fevereiro, somente on-line e no site da Copese.

No período de cadastramento da inscrição, o candidato deve ler as instruções, preencher o formulário com seus dados completos e enviá-los eletronicamente. Em seguida, deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$ 150 e efetuar o pagamento da GRU até o dia 29 de fevereiro de 2024, exclusivamente no Banco do Brasil.

O comprovante definitivo de inscrição estará disponível ao candidato a partir das 16h do dia 06 de março de 2024, na Área do Candidato.

Resultado

O resultado final do Processo de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação a Distância 2024 será divulgado no dia 25 de março, a partir das 15h, no site da Copese.

Matrícula

A matrícula dos candidatos aprovados ocorre em duas fases obrigatórias: registro da pré-matrícula on-line no site da Cdara, nos dias e horários estipulados nas orientações para matrícula a serem divulgadas no mesmo site e entrega de documentos para todos os candidatos que realizaram o registro de pré-matrícula on-line, mediante a entrega de cópia legível dos documentos listados nas orientações para matrícula, constantes no site da Cdara, na forma de entrega a serem divulgados no mesmo site.

O candidato deve acompanhar todas as informações no site da Cdara, com indicação das datas de reclassificações e matrículas.

As aulas começam no dia 15 de abril de 2024.

Em caso de dúvidas sobre documentação de renda, o candidato deverá entrar em contato pelo e-mail: duvidas.sisuab@ufjf.br

Quanto à verificação dos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e sobre o laudo médico exigido para comprovação de pessoa com deficiência, o candidato deverá entrar em contato pelo e-mail: comissao.prograd@ufjf.br

Quanto a dúvidas sobre documentações a serem apresentadas, o contato deverá ser feito com o Cdara pelo e-mail cdara@ufjf.br

FONTE G1

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade