O clima segue em ebulição na simpática e acolhedora na tricentária São Brás do Suaçuí (MG), cidade com menos de 3,5 mil habitantes, mas onde a política é disputada palmo a palmo e corre nas veias de seus moradores. Cita-se o exemplo das eleições de 2020 quando Geraldo Pacheco, conhecido como Dunguinho (Republicanos), venceu seu oponente Célio Melo (PSD) por apenas 5 votos. O atual mandatário obteve 1.059 votos (39,99%) e o segundo lugar ficou com 1.055 (39,80%) no pleito mais disputado em mais de 70 anos de emancipação política.
Sabe-se que São Brás tem uma arrecadação bem acima dos municípios da região devido royalties advindos na Agência na Nacional do Petróleo que em janeiro foi em torno de R$500 mil além da arrecadação tradicional, em especial FPM e ICMS. E 2024 promete uma disputa tão intensa como em 2020. O atual mandatário vem para a sucessão apostando no rol de obras inauguradas e ainda serem implementadas.
Dois ex-prefeitos podem entrar no páreo embolando a disputa. Luiz Carlos (2005-2012) e Elias Ribeiro (2013/2020) são nomes citados nas principais pesquisas populares.
Outro nome citado nos bastidores é do ex-candidato a prefeito, em 2020, Célio Melos, mais conhecido como Célio das Goiabas que já se dispôs a entrar na disputa mas é cortejado por Dunguinho e Elias.
Ele poderia ser o fiel da balança, mas quanto mais pulverizada a disputa melhor para quem está no poder. Aguardemos os desdobramentos.