27 de abril de 2024 09:30

FIM DA AGONIA E DO DRAMA: depois de mais de dois anos de batalha, moradores comemoram início de obra de conteção de cratera e aguardam retorno às suas casas interditadas

Eram por volta da noite do dia 8 de janeiro de 2022 quando iniciou o drama de diversas famílias que foram obrigadas a deixar seus lares em função de um desastre natural com a queda de um barranco de mais de 100 metros de profundidade interditando ao menos 5 residências na Rua Frei Leopoldo no Bairro Santa Efigênia em Conselheiro Lafaiete (MG).

A partir desta data iniciou o drama e a dor dos moradores em busca de uma solução, até então nos corredores da burocracia, para a contenção da cratera. Passado o terror inicial de possibilidade de novas quedas, o barranco aberto está ainda intacto e provoca medo e insegurança aos moradores. Desde então eles tentam em vão uma solução para o problema geológico com trincas que não para de abrir com a movimento do terreno.

Nossa reportagem por diversas vezes este presente na rua para ouvir os lamentos dos moradores. Mas ele não desistiram e se tornaram um exemplo de luta por seus direitos. Diversas famílias foram obrigadas a deixar seus lares por riscos geológicos.

Anúncio da prefeitura

Mais de dois anos depois, ontem (6), a prefeitura iniciou obra do muro de contenção na Rua Frei Leopoldo. Na manhã desta quarta-feira (06/03), o Prefeito Mário Marcus visitou a obra do muro de contenção que está sendo construído na Rua Frei Leopoldo e pode verificar o andamento dos trabalhos.
O muro de contenção, está sendo construído para garantir a segurança dos moradores e evitar novos deslizamentos de terra, especialmente durante o período chuvoso. A obra está prevista para ser concluída em 150 dias.


“Essa obra era uma reinvindicação dos moradores e representa um compromisso da nossa gestão com a segurança e o bem-estar da população”, afirmou. “Com a construção do muro estaremos contribuindo com a segurança das famílias que residem na região e evitar transtornos causados por deslizamentos de terra”, completou o Prefeito.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade