27 de abril de 2024 17:43

Manoelina dos Coqueiros: 5ª Peregrinação e Missa marcam resgate histórico da “Santa”

Participantes sairão da Praça Coronel Joaquim Resende com destino ao Retiro Velho

Acontece no domingo, 17 de março, a 5ª Peregrinação até a casa onde nasceu Manoelina Maria de Jesus, a “Santa Manoelina dos Coqueiros”.

Trilhando um percurso de 18 km, os participantes sairão da Praça Coronel Joaquim Resende (Praça da Verdurela), às 6:30h da manhã com destino ao Retiro Velho, passando pela estrada da Ponte Funda, Cachoeira dos Faleiros, Dois Córregos, cruzando a MG 270, para se reunirem na celebração eucarística marcada para às 11 horas.

O evento faz parte do resgate histórico e de reconhecimento da importância do trabalho assistencial voluntário realizado por Manoelina nos idos de 1930.

Naquela época, a taumaturga realizou curas espirituais a milhares de romeiros de diversas partes do país e até do exterior que se aglomeravam diariamente em frente da modesta casa onde ela morava com os pais e outros 18 irmãos, na região denominada Retiro Velho/ Coqueiros”.

Num cômodo de terra batida Manoelina rezava e recebia as pessoas, e benzia a água que era distribuída aos fiéis.

Entre tantas versões algumas apontam que, devido a sua fama, a igreja teria a perseguido, inclusive internada como louca, transferindo-se, juntamente com a família, para Crucilândia onde teria morrido pobre.

Hoje, o local vem sendo preservado pelo proprietário Maurilio de Oliveira Resende, para ser desfrutado como um local de oração e paz.

Lá, os fiéis encontram uma estátua de Manoelina, esculpida em pedra sabão, por onde jorra água de uma das mãos da mesma fonte de onde a “Santa” distribuía, na década de 30, “água benta” aos devotos em busca de cura.

Há um processo de beatificação tramitando na Arquidiocese de Belo Horizonte, a pedido das Paróquias de Entre Rios de Minas e de Crucilândia, cidade para onde Manoelina se mudou em meados de 1931 e viveu até seu falecimento, em março de 1960, aos 49 anos, vítima de uma anemia profunda.

 

Filme sobre a Santa entra em fase de produção

Com incentivo da Lei Paulo Gustavo, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, já está em fase de produção o filme que contará a história de “Santa” Manoelina.

“Ministro João Ribeiro”, na última quarta, 06, foram discutidos os últimos detalhes da produção audiovisual.

A direção da obra, que seguirá a linha “ficção”, ficará a cargo do diretor Michel Montandon de Oliveira, com apoio técnico do coordernador do “Teatro da Pedra”, Juliano Pereira.

De acordo com Michel, para um bom resultado é preciso uma boa equipe, e para isso quer contar com bons atores e voluntários, que queiram contribuir com a produção.

O coordenador Juliano Pereira pontuou durante a reunião, que a energia do local é marcante, o que contribuirá para a autencidade do filme.

Participaram ainda da reunião o secretário municipal de cultura Felipe Ribeiro de Oliveira, o diretor do departamento de cultura Luiz Cláudio Resende, a coordenadora municipal de Turimo, Sheila Castro de Oliveira, o empresário Maurílio Resende de Oliveira e o médico Dr. José Pedro Borges.

Maurílio Resende, hoje proprietário do local onde morou a “Santa”, demonstrou entusiasmo e disse que o filme chega em um momento de afirmação de Manoelina como “Santa”, podendo contribuir assim para sua beatificação.

Dr. José Pedro, salientou que a “Preregrinação” do próximo dia 17 de março é de suma importância no contexto, despertando na população um interesse cada vez maior pela trajetória de “Santa Manoelina”.

Por fim, Felipe Resende afirmou que atores vão reviver os personagens principais do fato acontecido no início da década de 30 na cidade, e acredita que a obra audiovisual de “Santa” Manoelina dos Coqueiros também poderá ser útil no processo de sua beatificação.

 

Serviço

5° Peregrinação a casa de ‘Santa’ Manoelina dos Coqueiros, dia 17 de março 2024

Inscrições para ônibus e caminhada: Centro Cultural Ministro João Ribeiro, rua Suaçuí, 103, Centro, Entre Rios de Minas.

Cronograma

6:30h – Saída peregrinação da Praça Coronel Joaquim Resende, (Praça da Verdurela) à casa de Manoelina na Fazenda Retiro Velho nos Coqueiros.

9:00h – Ônibus da Praça Coronel Joaquim Resende para o Retiro Velho.

10:30h – Recepção

11h – Missa Campal na casa de Manoelina

13h – Retorno para Praça Coronel Joaquim Resende

Serão oferecidos aos caminhantes, água e frutas durante o percurso, além de um carro de apoio. Na chegada um reforço do lanche.

Mais informações no Instagram @secult.erm ou pelo whatsapp (31) 98623-6616.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade